Sentinela do Nada

SENTINELA DO NADA

Salmo 119-4.

" Tu ordenastes os teus preceitos, para que diligentemente os observássemos."

Deixa contar uma história engraçada. Meu pai tinha um amigo que foi comandante de uma base naval na Bahia.

Ele era apaixonado por árvores frutíferas e um dia resolveu fazer um pomar no local.

As árvores ainda eram pequenas e muitos não respeitavam, pisavam e destruíam, impedindo seu crescimento.

Foi então que resolveu colocar um sentinela para cuidar do local.

Os anos se passaram, ele foi transferido e um dia estava de visita à cidade e resolveu visitar seu pomar.

Chegou lá e encontrou o sentinela, mas não existia nenhuma árvore.

Ficou muito chateado e perguntou ao soldado o que tinha acontecido.

A resposta foi surpreendente:

"Senhor as árvores estavam atrapalhando a visão do sentinela e o comandante mandou corta-las."

Não sabia se ria ou chorava... kkkk.

Qual a diferença entre um soldado e nós?

Eu diria que um soldado obedece sem entender ou questionar, pois pode ser punido se perguntar. Mas seu comandante é passível de muitos erros como qualquer ser humano.

Nós, em primeiro lugar devemos obedecer e o podemos fazer com grande motivação, pois nosso "comandante" é onisciente.

Existem duas grandes diferenças.

Primeiro Deus não vai te enviar para uma missão equivocada.

Segundo, Ele não fica triste se perguntarmos e procurarmos entender Seus propósitos.

Voltando ao Salmo, observamos que a palavra diligentemente significa com zelo, cuidado, dedicação, trabalhando rápido, produtivamente e com satisfação.

Um ordena e quer que suas ordens sejam cumpridas cegamente.

O Comandante Supremo se alegra com nossa obediência e com nosso entendimento. Quer que tenhamos conhecimento e sabedoria, quer formar aliança.

A satisfação vem da motivação, ou seja, o motivo da ação.

Podemos simplesmente servir a Deus sem nos aprofundar ou entender, assim como a história do Sentinela do Nada.

Vamos a igreja, falamos amém e repetimos coisas que saem do vácuo, batemos o ponto e vamos embora.

Estacionamos em uma fé burocrática e sem paixão.

No mesmo Salmo encontramos vários exemplos:

7 - Eu te louvarei de coração sincero quando aprender as tuas justas ordenanças;

10 - Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos;

11 - Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti;

15 - Meditarei nos teus preceitos e darei atenção às tuas veredas.

Deus se alegra com nosso interesse. Jó perguntou muito.

Uma pergunta sincera, de um coração sério e cuidadoso é recebida com alegria por Deus. Não é rebeldia, é interesse.

O profeta Habacuque obedeceu mas perguntou no capítulo 2 -1:

" Ficarei no meu posto de sentinela e tomarei posição sobre a muralha; aguardarei para ver o que o Senhor me dirá e que resposta terei a minha queixa."

Ele obedece, mas pergunta e logo depois, agradecido pela resposta, escreve no capítulo 3 uma oração, que finaliza dizendo que: "O Senhor, o Soberano, é a minha força; ele faz os meus pés como o do cervo; faz-me andar em lugares altos.

Que diferença!

Fico imaginando aquele sentinela do nada, vigiando coisa alguma, tentando entender o que ele está fazendo ali. Totalmente desmotivado e com medo de perguntar.

Essa é a diferença entre um soldado desmotivado e um outro com grande motivação, aquele que sabe que poderá andar em lugares altos.

Ao perguntarmos e recebermos as respostas, ganhamos consistência na nossa caminhada, desenvolvemos nosso relacionamento e Deus poderá desenvolver uma aliança que sem duvida vai gerar sinergia.

Uma energia que supera em muito a energia isolada da soma de várias ações individuais.

O que queremos ser?

Sentinelas do nada?

Ou servos em aliança com Deus?