“CEGO” COVARDE. O pior cego não é aquele que não quer ver e sim o covarde que fura os próprios olhos diariamente para fingir não enxergar.

Pela nossa falta de capacidade de raciocinar abstratamente, gosto sempre de fazer uma analogia de situações do nosso mundo “interno” com a “externo” para conseguir entender e explicar algo que nos afeta e influencia nosso pensamento e comportamento, pois acredito que o mundo externo e o mundo interno de um ser humano apesar de não parecer seguem leis e lógica bastante parecidas.

Um ditado popular me fez refletir quando em uma certa data uma pessoa me disse: O pior cego é o que não quer ver. E isso em vez pensar logo de imediato sobre algumas situações da vida e que me fez discordar dessa pessoa. Se valendo dizer que existe uma diferença enorme entre “ver e enxergar” onde, VER é algo superficial, ENXERGAR é algo que vai além do físico, se utiliza dos sentidos, intuição, de percepções variadas para se descobri algo que estar oculto, onde a visão em se nem sempre se faz necessário, pois percebemos coisas mesmo que de olhos fechados, deixando essas definições esclarecidas, me lembrei de algumas experiências vividas e presenciadas por pessoas próximas a mim, e mais uma vez eu vi que a “lógica interna pode ser comparada com a lógica externa” e que esse ditado popular necessita ser reformulado.

Isso me fez pensar e comparar pessoas que de fato tem problemas com pessoas que criam e acreditam nesses problemas, fazendo uma analogia com pessoas cegas e com pessoas que acreditam ser cegas, nas quais essas últimas creem que os problemas são maiores do que elas porque “fugindo de sua responsabilidade e perdendo autonomia para resolver”. Pessoas que “criam sua deficiência para se omitir de sua responsabilidade e fugir das consequências gerada por sua escolha”. Eu sei que cada indivíduo tem problemas e que cada problema tem um significado particular, porem acredito que isso não deve ser usado como regra e tirar do ser humano o seu poder de ser ele mesmo, o colocando num papel de “fantoche” sendo manipulado por situações e problemas que ele mesmo criou e não sabe o porquê.

Isso me fez pensar nas vezes em que eu ficava paralisado em algumas situações na vida onde era preciso tomar alguma atitude e por medo de algo eu não fazia nada ou ficava postergando alguma ação, me fazendo pensar que aquilo não era culpa minha pois era algo maior do que eu, em que na verdade isso não passava de covardia minha, e para justificar a minha incompetência ou a consequência dessa minha omissão eu criava inúmeros problemas e desculpas, “eu furava meus olhos afim de não querer enxergar a verdade” e isso fazia com que eu vivesse uma mentira para mim mesmo, em que até nisso eu “fingia acreditar”. Quantas pessoas você conhece que estar em um relacionamento em que não adianta o quanto as pessoas falem repetidamente e não serve de nada, o quanto as pessoas mostrem algo que seja nítido, mas ela finge não ver, o quanto as pessoas provem, mas ela custa a aceitar, por mais que as pessoas tentem fazer a outra “ver” de nada adianta, pois, a própria “finge e escolhe não enxergar”, passando a acreditar numa “mentira” que só lhe faz mal. O problema não estar em você ter problema e fugir dele por algum motivo ou por algum tempo, o perigo mora quando a pessoa que sempre enxergou se nega ao menos ver, passando a “se acostumar e se ADAPTAR” com a “cegueira” ficando nessa situação por covardia, ou por conta do comodismo, medo do novo, com isso quero dizer que a pessoa que faz isso ela não é cega, pois não cabe ao um cego de verdade a opção de ver, porem mesmo cego ele ainda pode enxergar, a pessoa que passa por isso estar sendo apenas covarde pois a mesma tem “a capacidade e escolha de enxergar”, mas prefere furar seus olhos para ser passar por um cego, ação essa que só serve para fazer com que a pessoa se sinta “menos mal por não ter responsabilidade de nada já que é cego” e fazendo também com que as pessoas que estão tentando lhe fazer ver se cansem e desistam dessa pessoa se distanciando cada vez mais.

Quantas pessoas você conhece que se reclama de estar em um empego ruim chegando a se tornar pessoas invejosas, mas não fazem nada para mudar isso; quantas pessoas você conhece que se acham inúteis e burras, mas não pegam em um livro ou menos um jornal qualquer para ler; quantas pessoas você conhece que mantem um relacionamento falido, que relatam dias de brigas para minutos de prazer, sofrendo com isso, pois com o tempo não perde só sua liberdade na qual o companheiro(a) lhe tomou, mas perde junto com isso a sua dignidade, personalidade, amigos antigos, possíveis amigos novos, distanciando até mesmo os próprios familiares, pois os mesmo muitas vezes já “desistiram dessa pessoa”, daí a pessoa por perde tudo isso, deixando de viver e até mesmo de “existir” pois passar a ser uma pessoa que de fato ela não é se sujeitando e se adaptando ao caprichos que o outro lhe impõe e de tanto se cegar diariamente, um dia quando menos esperar vai perceber que perdeu grandes momentos da vida por conta de sua covardia, e vai se “ver sozinha” e quando olhar para os lados irá “enxergar que na verdade sempre esteve sozinha e ainda afastou quem tanto tentou ajudar”.

Então com isso eu chego à conclusão de que “ O PIOR CEGO NÃO É O QUE NÃO QUER VER E SIM O COVARDE QUE NÃO QUER ENXERGAR”, sei que todos temos problemas e que como humanos somos passiveis de hesitar em momentos da vida, porem sei também que somos potentes o suficiente para conseguir modificar o que nos é imposto, modificando assim não só a nossa vivencia mas sim nossa forma de existir, nos modificando tempos em tempos, é necessário sermos diferentes para as diferentes situações, então uma coisa eu digo: “se adapte mas não se acostume”, não fure seus olhos por muito tempo pois quando menos esperar não terá nada a sua frente a não ser o vazio de sua vida mentirosa, acredite um pouco em você e nas pessoas que se importam com você, elas serão suas lentes pra fazer você enxergar o que você não consegue ver.