Recompensa

Quando falamos em igreja, temos em mente um prédio, uma construção, uma casa, a casa de Deus, mas a igreja também se refere ao corpo, " Eu sou a igreja", a igreja que por exemplo Cristo deixou, não algo material criado por pedras, pedra sim o homem. Mas não é bem isso que quero deitar meu ponto de vista e também não irei me atar a desculpas como "esse é meu ponto de vista, respeitem". Primeiramente segundo Kant você vive aquilo que desejaria que as outras pessoas vivessem, sua vida é o maior exemplo de vida para as outras pessoas, quando emitimos uma opinião, estamos emitindo um pensamento ao qual gostaríamos que todos seguissem.

Cristãos que se dizem cristãos mas não vão a igreja.

" Você não agradece a sua vida", "pra festa você sabe ir, para a igreja não" Essa eram as frases que João ouvia quase sempre, era cristão, rezava o pai nosso, fazia o bem quando ele se exigia de fazer e não se considerava uma pessoa ruim, acreditava em Deus, mas tinha um grave problema, não frequentava a igreja, e ainda fazia outros tipos de heresia. Assim falava sua mãe: "Uma vez a santinha chegou em casa para fazermos a oração diária, esse menino rapidamente saiu de casa e sua desculpa foi que, 'mãe eu não gosto de rezar o terço, é muito chato', passei o rosário todo pedindo perdão a nossa senhora por essa blasfêmia" Ao perguntamos a Dona Ana, mãe de João, o porque ela frequentava a igreja todo o domingo e fazia orações tipo rezar o rosário frequentemente, ela respondeu: " É a nossa obrigação com Deus". Partindo desse principio de Obrigação já temos uma conclusão inicial. Abrimos o dicionário e vemos , obrigação é um adjetivo que significa : ação de obrigar; fato de estar obrigado a fazer uma ação.

Será que seguindo esse principio estamos fazendo o correto?

Se João seguisse o que sua mãe lhe propunha, ele iria a igreja obrigado, iria rezar o terço obrigado, iria frequentar quermesses e outros afins religiosos contra a sua vontade. A igreja não é uma escola regular onde você precisa sentir a dor de obrigação para ser alguém na vida, precisamos retirar esse pensamento medieval, de se não frequentamos a igreja, não iremos pro céu (Também não me levem a mal, acho sim a igreja um fator importante para a nossa sociedade.) Mas Deus não quer esmolas obrigadas, Deus não quer que frequentemos a sua casa por obrigação, por medo, por supostas garantias de vida no além, num outro mundo, isso é tão " Hoje faço isso para você, para amanha você me dar isso" Claro que existe pessoas que vão para a igreja por amor, para partilhar, não por obrigação, essas estão fazendo o seu papel corretamente. A ação moral de ir para a igreja como uma obrigação suposta ou uma luz de conseguir uma recompensa no futuro não é uma ação moral, no mínimo é um acordo que você faz subconscientemente com Deus. Façamos o bem porque essa é ação certa a se fazer, não porque esperamos ter algo em troca no futuro, isso é interesse, vai contra a filosofia cristã, fazer porque serei recompensado. Jesus Cristo não morreu na cruz porque aquela era sua obrigação com seu pai, morreu por amor a nós e porque ele tinha a certeza que aquela ação era a melhor a se fazer, se acreditarmos que jesus só morreu por nós porque aquela era sua obrigação, cai por terra tudo o que imaginamos dele. Façamos como nosso maior exemplo, doamos sem esperar receber em troca, demos sem esperar recompensas, façamos por amor, não por interesse, mesmo se alguém chegar para você e disser; " Deus não existe, larguem tudo isso" e você mesmo sabendo que toda a natureza de Deus é falsa e mesmo assim seus atos de bondade continuarão germinando a terra sem esperar por mundos de vida eterna e salvação.

Jorge Miranda
Enviado por Jorge Miranda em 08/10/2016
Código do texto: T5785105
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.