Passando a limpo

Sempre gostei de exatas,

apesar de minhas escolhas terem me conduzido a caminhos distantes da disciplina. Quando no pré-vestibular, passava horas após as aulas discutindo matemática com um professor. Aliás, interessante professor. Certa vez, vendo-me esboçar equações a lápis, ele chamou minha atenção, declarando que não deveríamos evitar a caneta, pois isto implicava um medo, uma hesitação. Na hora apenas sorri, considerando curiosa a observação.

Com o tempo, notei que a intervenção havia me arrebatado.

Consultando cadernos antigos, constatei que quando escrevemos a lápis, riscos e rabiscos, erros e acertos, se apagam!

Já com a caneta, ficam os registros, as lembranças nos discos e livros. Percebi então que o lápis traz uma falsa garantia, uma garantia-ilusão; que essa história de passar a limpo é furada, pois afinal, algo sempre nos escapa pela mão.

Renata R
Enviado por Renata R em 25/09/2016
Reeditado em 21/12/2016
Código do texto: T5771747
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.