SOBRE ESCOLHA ESPIRITUAL.

Recentemente, fui instado, por um espírito, para escolher sobre qual contexto espiritual eu, deveria seguir no Centro que dirijo com a sr. Elza Santos.

Sem considerar, que ele estava em visita na minha Casa, com muitos procedentes de outros Centros fazem, observei que sua atitude foi a mesma de alguns ditos, Pretos Velhos, e um dos exemplares, do Maranhão, á sabre, o sr. Légua, que, hora aqui hora ali, atuou desejoso de ocupar o espaço espiritual, como líder, sem o espaço fosse, seu. Como já havia visto, este espírito, fazer isso, em outra casa, lhe situei melhor, mas sem perda da amizade.

Quando postei sobre esta situação expositiva do Centro que dirijo, ao lado da Sr. Elza Santos, notei que houve interesse por parte de algumas pessoas e, em consideração á elas, passo abaixo a responder com a autoridade da qual me vejo investido por Deus:

Eu Sandive Santana, penso que sou, exclusivamente, filho da natureza, e produto condicionável das culturas incidentes, por onde me levaram á viver, afinal, nem sempre tive autonomia na escolha, onde tive que residir, só a exercendo quando pude me assumir economicamente.

Como filho da natureza, nasci com tendência a calvice, só vindo á saber sobre esta realidade, Quando vivi as perdas de parte da porção capilar da cabeça. Do mesmo modo, que assim nasci quando, ainda em Leopoldina / MG, depois de um desmaio, acordei com meu corpo modificado, e com a possibilidade de ver, ouvir e de me comunicar com espíritos, percebi, a semelhança da percepção sobrea calvíce, que estava diferente, e já era uma outra pessoa, na qual o Arquiteto e o professor, não podiam mais existir, mas, sem prejuízo da lucidez e do senso crítico, pois este crítico, que sou, no mais íntimo de meu cerne, atua e com esta atitude, baseado nos conteúdos do Evangelho de discurso cristão e católico, e do bom senso. Assim pautado, recebi todos os espíritos que por mim, desejaram comunicar criteriosamente, algo útil, sem exceção, mas nunca, sem observar suas características estéticas, de linguagem e exatidão sobre o que anunciavam. Foi assim, que pude constatar, que muitos dos que se diziam Caboclos, não são índios, eram negros, e até boiadeiro branco, procedente do que disse ter sido, uma colônia ítalo portuguesa, de um estado brasileiro, já vi, e muitos índios, que transitam na Umbanda, não são índios brasileiros, são canadenses e americanos, como os Dakotas.

Sem esgotar o rol das diferenças, vi, que os que chamam de Ogúns, não são, senão antigos soldados romanos, e outros, até se apresentam fardados, com roupas épicas do nosso exército e da polícia antiga, presente nas cidades do interior, fazendo valer , não mais a possibilidade de uma hipótese para construção de uma tese, mas,.. a certeza de que são almas comuns de pessoas, se falado o português claro, são os Egúns, se a palavra “alma”, for traduzida para o idioma yorubá que é africano.

Por fim, vi que muitas Pretas velhas, são morenas e já vi até de olhos azuis e brancos. Logo, não são legitimamente negras, são espíritos de idosas, masque podem ser africanas, fruto da colonização portuguesa, que lá, quando de suas estadas na África, conheceram sobre o que aqui no Brasil tentam fazer, pelas vias do Candomblé, que não tem na África, com pretendem neste país.

Por tudo quanto pude viver neste meio, que é, em síntese, variações de um mesmo Espiritismo, e nele pude fazer e expor, no franco uso de minha liberdade como filho da natureza, deixo, doravante claro que: NÃO SEGUIREI DE MODO DIFERENTE DO QUE VENHO FAZENDO ATÉ HOJE NESTA CASA ATUADO POR FERRÉ, VIRGULINO E BELA.

SE ALGUM ESPÍRITO, OU ESPÍRITOS, ESTEJA, EM GRUPO, OU NÃO, E AINDA, COM OU SEM CHEFE, DESEJAREM COMUNICAR, MAS,.. E TÃO SSOMENTE, ALGO ÚTIL, ÁS PESSOAS COM AS QUAIS LIDAM OU INFLUEM, ESTAREI AQUI PAA COLABORAR COM LUCIDEZ. NO MAIS, NÃO PRETENDO ME AFRICANIZAR, INDIGENAR, SE ASSIM POSSO ME EXPRESSAR, OU AINDA, AJUSTAR MINHA RELAÇÃO COM QUAISQUER DELES, RITUALIZANDO POR MEIO DE CULTOS, COM OS QUAIS NÃO ME AFINO E ECONOMICAMENTE, SÃO INVIÁVES, EM FACE DE AQUI SE VIVER DE DOAÇÕES DE TERCEIROS QUE CONHECERAM A SERIEDADE DO TRABALHO E NÃO APENAS USUFRUÍRAM.

CONCLUINDO, CERTO DE QUE FUI CLARO AO EXPOR, E CONSOANTE A LIBERDADE DA QUAL FAÇO JUS, DOU POR ENCERRADO, ESTE CAPÍTULO,.. E COMO SEMPRE DIGO:

VIDA QUE SEGUE,.. E RUMO Á LUZ. QUER VIR OU NÃO?

SIGAM EM PAZ E QUE DEUS OS ILUIMINE.

Sandive Santana / RJ.

Sandive Santana
Enviado por Sandive Santana em 17/08/2016
Código do texto: T5730997
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.