Eleição e Predestinação

A eleição e predestinação na Bíblia são a cosmovisão judaica.

Javé escolheu Adão, Abel, Enoque, Noé, Abrão, Jacó, José, Moisés, Josué, Saul, Davi, Salomão.

Diria que a eleição e predestinação fazem parte do imaginário humano e acredito que podem ser encontradas em diversas culturas mesopotâmicas.

A eleição e predestinação nada mais são que a afirmação de que Deus está no controle da História.

Na minha opinião, o problema surge quando um povo, um grupo ou uma pessoa se entendem os eleitos, os predestinados. Isso é insanidade.

A Bíblia mostra que essas eleições e predestinações não seguem uma lógica humana, uma lógica que esteja vinculada a um povo, um grupo ou uma pessoa; mas seguem a "lógica" de Deus.

Javé é Deus de Israel, mas Javé se tornou Deus do mundo com a mensagem dos primeiros cristãos.

(não quero ser aqui academicamente exato, isso é apenas um ensaio).

Javé deixou de ser exclusivista e foi "libertado" das amarras da Torah.

Javé também escolheu uma prostituta e vários conquistadores não-judeus.

O nome de Deus é um nome de pura autenticidade, indefinível. Israel tentou criar limites a Deus e outros povos também. Pois era preciso controlar sua misericórdia e sua ira.

Quero dizer que eleição e predestinação são ambições humanas, ambição semelhante àquela dos irmãos boanerges, dos calvinistas, dos Doze, das tribos de Israel, do Estado Islâmico, etc.

Tema tão pueril que pretende insinuar a necessidade que Deus tem de eleger pessoas ou povos a missões especiais. Manutenção demoníaca desse tema para manter sob domínio uma multidão de fiéis, sejam religiosos, sejam não-religiosos; pois esse tema permeia a humanidade.

Rodiney da Silva
Enviado por Rodiney da Silva em 06/08/2016
Código do texto: T5720566
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.