Será que “somos reais”?

As pessoas desde os seus primórdios buscam sua identidade em algo, até mesmo sua essência existencial surgi de uma representação que o Outro lhe impõe, esse Outro que me refiro não é outra pessoa e sim tudo aquilo fora do próprio ser, quando nascemos ganhamos um nome, e mediante a cultura somos moldados conforme a sua imposição, onde nos são introjetado formas de ser, como por exemplo os tipos de roupas que vestimos, as cores do berço dependendo do sexo, os tipos de brinquedos, o tipo de comida, as músicas que nos chegam, o jeito de falar, o estilo padrão que se deseja já estar pré moldado e bem "formatadinho" para cada um, ou seja, somos jogados em um mar de identidades diferentes, e a partir disso buscamos de forma automática se encaixar nessas imposições para que sejamos “reconhecidos”, para que com isso nós mesmo sejamos capazes de nos “reconhecemos” igual ao Outro e só depois de se 'encaixar um perfil" seremos alguma coisa, mesmo que essa coisa modifique o que seria o meu EU seria naturalmente.

Logo penso se “somos reais”, pois em um ambiente capitalista, compulsivamente mercantilista em que vivemos, nós começamos a buscar nossa representação em coisas que só o “R$ Real” pode comprar, com isso vejo pessoas pobres financeiramente buscando se identificar e se encaixar em um "perfil elitizado" na qual fato ela não é, onde a pessoa que ela deseja ser só existe no mundo virtual, buscando construir sua identidade de forma doentia em uma “tribo” em que naquele momento não corresponde a sua “realidade”, por isso cada vez mais as pessoas acreditam que para “ser algo, você tem que comprar e ter algo”, e daí compram carros do ano, roupas da moda, celulares atualizados, andam em locais badalados, comem e bebem produtos que determinado publico consome, etc, imaginando que assim as pessoas “lhe reconheceram como ela imagina estar sendo”, só que estão esquecendo de um detalhe importante, é nessa preocupação em ser esse algo, que deixam de ser o que deveriam ser mesmo, e por isso essas mesmas pessoas são as que mais sentem um “vazio existencial”, por mas que tenham tudo, quase nada lhe traz felicidade de verdade, pois ali não tem afeto, tem milhões de "amigos" mas nenhum é verdadeiros e ela se sente sozinha por isso, as famílias estão cada vez mais frágeis por não reconhecerem seus próximos como uma família, pois no lugar onde ninguém “é e só aparenta ser” não existe verdade.

As pessoas hoje em dia são como flores mortas em arranjos lindos, acreditando que comprando ou estando em um arranjo desse porte lhe faz ser a flor mais bela, perdendo o total sentido, por isso me pergunto mais uma vez, “será se somos Reai$”?...

Vejo na noite os bares superlotados de pessoas com almas vazias, onde a ganancia vibra e o cheio da vaidade paira por todo o ambiente, vejo pessoas se afogando em seu próprio eu, buscando incessantemente ser reconhecida por seus inúmeros bens materiais e titulações, fazendo com que seu “eu” fique cada vez mais encoberto, ao ponto que as pessoas sabem mais do outro do que de si mesma.

E são essas pessoas perdidas em si mesma que sabem mais do outro do que ela própria, que chega em um momentos da vida que diz: Eu sentindo falta de algo mas não sei o que. É esse tipo de pessoa em que eu pergunto qual a melhor qualidade que ela tem e ela passa dias e não consegue responder, pois ela não se reconhece, mas se você perguntar o que “acredita que ela é” ela vai pensar e te responder: Eu sou Médico, Juiz, Psicologo, Professor, pai de família, pensando sempre em suas "representações", pois só pensam em seu carro, nas roupas, no perfume, na faculdade que faz e mediante a representação que tudo isso tem que foi imposta pelo o Outro, ela vai dizer esse “alguém imaginário”, alguém esse que custa muito R$ real, mas na verdade nao responde "quem ela é", e daí eu te pergunto SERÁ SE SOMOS REAI$?

E assim as pessoas vão existindo em uma realidade fantasma, passando dias após dias vagando em um solo que elas não sabem andar, existindo só por existir e achando que comprar e trocar tudo é a solução para a sua “falta”, acreditando que fantasmas virtuais lhe fazem ser um real concreto, e com isso existe uma frase em que as pessoas usam muito que é: com quem você pensa que estar falando?!..., aí eu te pergunto, você sabe quem você é, e quem você pensa que você é na realidade? ... e aí mais uma vez pergunto: será se somos reais?