Como sair da "Ilha"?

"É preciso sair da ilha para ver a ilha. Não nos vemos se não sairmos de nós". (SARAMAGO, José)

A primeira vez que li esta citação estava escrevendo uma monografia sobre Análise do Discurso e foi uma citação que me impressionou bastante, porque naquele momento havia saído alguns quilômetros da minha própria ilha e percebido que não me conhecia de verdade. A Psicanálise até nos ajuda a entender isto, mas por algum motivo você só se dá conta quando "se dá conta" (risos), é como uma epifania ou um "insight".

Não somos uma ilha apenas, somos arquipélagos, por isso perceber a si próprio é tão difícil, porque quando pensamos que saímos de uma ilha logo à frente tem outra e depois outra etc. O barato de tudo isso é que sabemos que talvez nunca consigamos realmente "sair da ilha", mas continuar este ciclo entre arquipélagos nos desafia a lutar contra o medo de saber quem realmente somos. Em "Grande Sertão Veredas" o grande Rosa dialoga sobre o bem e o mal, e em como esta dualidade perpassa o caminho humano, talvez o "sair da ilha" nos faça ver em qual destes dois pontos estamos, e descobrir isto nos causa medo. Enfim, hoje depois de alguns anos, deparo-me novamente com esta citação e tenho certeza de que ainda tenho algumas ilhas para cruzar.