PERDOADOS PARA PERDOAR

PERDOADOS PARA PERDOAR

Mateus 18.21-35

Introdução: Esta parábola é para todos nós que nos relacionamentos diariamente com outras pessoas, que nos emocionamos, rimos, entristecemos e nos decepcionamos em nossas amizades e relacionamentos familiares. Às vezes, abandonamos nossa posição de servos de Deus, e agimos conforme a nossa própria vontade. Justificamos nossas atitudes errôneas, e continuamos a agir distante da orientação de nosso Senhor. Jesus nos ensina a perdoar a todos, inclusive a orar por nossos inimigos. Mas, afinal por que tenho que perdoar?

• Porque Deus manda que perdoemos (Cl. 3.13);

• Porque é uma das condições que Deus estabelece para sermos perdoados (Mc. 11.25-26);

• Porque compreendeu que foi perdoado por seu Senhor por erros muito maiores que alguém lhe possa fazer. (Mt. 18.32, 26,27 e Cl. 2. 13-14);

• Pratica a misericórdia que recebeu de seu Senhor (Mt. 18.33), (Mt.5.7);

• Porque entendeu que foi perdoado para perdoar (Mt. 18.32);

• Porque quando perdoamos podemos ver a ação de Deus nas situações de ofensa, modelando nossas vidas e alcançando outros propósitos (Gen. 45: 5-11; 50: 20,21).

1. NÃO HÁ LIMITES PARA O PERDÃO - (Mateus 18.21-22).

O perdão é um ato de misericórdia e não de merecimento. Devemos PERDOAR todas as vezes que se fizer necessário, um coração misericordioso está sempre pronto para dar uma nova oportunidade. Aquele que perdoa manifesta o CARÁTER de Deus em sua vida e esta sendo um verdadeiro filho do Senhor (Lc. 17.3-4 e Mt. 18.27). Quando não perdoamos PECAMOS contra Deus. É hora de obedecermos ao mandamento do perdão e aplicarmos no próximo o perdão que recebemos de Jesus (Ef. 4.32).

2. O PERDÃO NOS LIBERTA - (Mateus 18.32-34).

O perdão nos liberta das garras dos TORTURADORES. Os sentimentos de morte: o ódio, a raiz de amargura, a decepção, o ressentimento e o medo vão embora quando deixamos que o Espírito Santo nos ajude a perdoar. O ato de perdoar restaura e traz a cura e paz necessária em nossos corações (Hb. 12.14-15). As nossas orações se tornam mais FERVOROSAS quando exercemos o perdão. Não deixe brechas para o inimigo agir por falta de PERDÃO (2 Co. 2. 10-11)

CONCLUSÃO: Somos servos do Senhor Jesus, e nosso Senhor deseja que nós façamos continuamente pelos que nos decepcionam aquilo que ELE continuamente faz por nós. Isto é, perdoar. Por isso, se você foi ferido ou magoado por alguém e ainda não a perdoou, tome coragem e a procure o quanto antes. Devemos, portanto perdoar a todos de todo o coração (Mt. 18.35, Cl. 3.13, Ef. 4.32).

O Pastor
Enviado por O Pastor em 02/05/2016
Código do texto: T5623420
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.