RENOVAM-SE A CADA MANHÃ

RENOVAM-SE A CADA MANHÃ

Josué 10.12-14

Introdução: O que você tem enxergado no seu dia-a-dia? A maioria das pessoas enxergam as desgraças do cotidiano, e nós como discípulos de Jesus como devemos enfrentar os desafios diários? O profeta Jeremias nos ensina: “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não tem fim. Se renovam a cada manhã; grande é a tua fidelidade”. (Lm. 3.22-23).

A misericórdia do Senhor é um assunto muito falado na Bíblia, a palavra misericórdia aparece mais de 250 vezes, e não é sem motivo. Todos os escritores bíblicos sabiam que sem misericórdia do Senhor eles seriam totalmente aniquilados. O próprio Senhor Jesus nos ensina: “Sem Mim nada podeis fazer”. (Jo. 15. 5).

Hoje, estudaremos a misericórdia do Senhor em um contexto de guerra no Velho Testamento, este é um bom contexto para aprendermos sobre a misericórdia do Senhor, pois como dizem alguns teólogos atuais: “São em situações de profundas crises e terríveis adversidades que nós realizamos as nossas melhores e mais sinceras orações”.

O texto escolhido é Josué 10.12-14, apesar desses versículos não citarem a palavra misericórdia é visível vê-la neste texto. Esta na hora de nós vermos a vida como o salmista: “A terra está cheia da misericórdia do Senhor”. (Salmo 33.5).

Para isso é necessário educarmos a nossa mente e o nosso coração, e nos esforçarmos a aprender na prática diária a confiar na misericórdia do Senhor. A nossa vida é transformada, e se torna mais simples e alegre, o nosso relacionamento com Deus e com o próximo é transformado. Se confiarmos na misericórdia do Senhor teremos como consequência:

1. O FRUTO DA FÉ OUSADA EM NOSSAS ORAÇÕES

“Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno”. (Hebreus 4.16).

• O Senhor sabe de nossas falhas, e pela Sua bondade temos sido santificados. É devido à misericórdia do Senhor que fomos perdoados e hoje temos VIDA com Deus (Ef. 2.4-5).

• Todos aqueles que foram e são usados pelo Senhor são sujeitos a erros e tentações. Mas, as promessas do Senhor se cumprem devido à misericórdia de Deus e não porque MERECEMOS (Js. 1.8-9).

• Josué sabia de suas limitações físicas e espirituais, mas desenvolve uma fé que clama ousadamente, pois aprendeu a esperar e confiar que pela misericórdia do Senhor ele seria ouvido, e por Sua BONDADE o Senhor o atende (Js. 10. 12-14)

2. O FRUTO DO SEGREDO PARA VIVER

“Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação... Tudo posso naquele que me fortalece”. (Fp. 4.12-13)

• Devemos aprender que todas as coisas quer sejam, boas ou más, são contempladas e inteiramente encharcadas na misericórdia do Senhor (Rm. 8.28). O segredo é enxergar o CUIDADO do Senhor em todos os momentos (Js. 10.12).

• Devemos aprender a sermos simples e humildes de coração, pois os nossos sonhos e profundos desejos estão submetidos à Vontade de Deus. A realização deles não depende somente de nossa fé e trabalho (Jo. 15.5). O segredo é enxergar a MISERICÓRDIA do Senhor quer seja na vitória ou revés da vida (Js. 10.14).

• Devemos aprender a sermos pessoas de fé em todos os momentos. A fé nos leva a enxergar o que a razão tenta encobrir (Hb 11.1). O segredo é crer no IMPOSSÍVEL, (Sl. 18.29), pois somos filhos do Senhor Todo Poderoso (Js. 10.12).

CONCLUSÃO: Está na hora de cofiarmos na misericórdia do Senhor. Mude a forma de ver a vida, comece a enxergar a bondade de Deus em seu dia-a-dia. Seja ousado em suas orações e creia no Deus do impossível, que é rico em misericórdia.

O Pastor
Enviado por O Pastor em 13/04/2016
Código do texto: T5603679
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.