O ÚNICO CAMINHO

O ÚNICO CAMINHO

João 14.1-6

INTRODUÇÃO: O Senhor Jesus é o único caminho, não há outro, não há atalhos espirituais. Somente Jesus nos conduz ao Pai. E neste texto de João, o Senhor começa falando sobre a eternidade. Todos falam que a única certeza que temos é a morte, mas passamos os nossos dias sem pensar nesta grande verdade. Há uma decisão que todos nós devemos fazer: seguir ou não pelo único Caminho. Hoje, aprenderemos que há uma grande diferença em conhecer o Caminho, e andar pelo único Caminho que nos leva ao Pai. Lembre-se é difícil a jornada pelo Caminho, porque estamos cercados de sofrimentos e distrações, por isso temos que estar atentos (Mt. 26.41). Para andar no único Caminho que nos leva aos céus são necessários três passos iniciais:

1° PASSO: ARREPENDER-SE

(Isaías 6:8).

• ARREPENDER: Requer a decisão de abandonar um estilo de vida para embarcar em outro. Arrepender-se exige uma MUDANÇA de mente ou de coração (Rm. 12.1-2), que resulta em mudança de direção.

• Por este motivo que se arrepender é viver CONFLITOS INTERNOS (Rm. 7.19), pois nesse processo de santificação falharemos com Deus e com o próximo, mas o Espírito Santo vai efetuando em nós o querer e o realizar (Fp. 2.12-13).

• Somos tentados a participar de uma religião moral, repleta de regras e ensinamentos despidos de amor. Somos tentados a resolver nós mesmos a questão da salvação. Arrepender significa CONCORDAR que são os princípios da Palavra de Deus, que vai orientar e ditar a regra da minha vida.

2° PASSO: CRER TOTALMENTE

(Salmos 91:2)

• Crer em Cristo requer um envolvimento pessoal e relacional, o Caminho é estreito, e revela a nossa total inabilidade de andar nele. Portanto exige nossa total entrega e nossa total dependência. E CONFIAR naquele que guarda a tua partida e tua chegada (Sl. 121.8).

• O Caminho não nos priva das PEDRAS, nãos nos priva dos perigos, não nos priva das tentações dos atalhos do Maligno. Não sabemos que reviravoltas que encontraremos em nossa jornada, mas, a fé nos livra do castelo da duvida (Hc. 2.4).

• Crer em Jesus é vital para permanecermos no Verdadeiro Caminho, as decisões que tomamos, as escolhas que fazemos, os desafios que superamos, as oportunidades que encaramos CONTRIBUEM para a nossa vida com Deus (Rm. 8.28).

3° PASSO: PERMANECER NO CAMINHO

(Hebreus 10.39).

• Não DESANIME, não retroceda, continue a crer e permaneça firme no Caminho do Senhor.

• Seguir a Jesus implica ABRAÇARMOS um estilo e vida que recebe o caráter, a forma e a direção daquele que nos chama.

• Os seguidores do Caminho experimentarão os desafios do Caminho Estreito, e ao lado de Cristo, VENCERÃO a desconfiança, o desfiladeiro da Dificuldade, estarão sujeitos a tropeçar e cair, mas revestidos pela armadura de Deus (Ef. 6.13) vencerão as forças malignas e o mundo (1° Jo. 5.4).

CONCLUSÃO: O único Caminho impõe uma escolha, seguir ou não seguir. Que nesta jornada pelo único Caminho desenvolvamos o verdadeiro arrependimento, uma total confiança em Cristo, e permaneçamos firmes NELE independente das dificuldades. Façamos das palavras do apóstolo Paulo as nossas: “Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça que o Senhor, Justo Juiz, me dará naquele dia, e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda”. (2° Tm. 4.7-8).

O Pastor
Enviado por O Pastor em 05/04/2016
Código do texto: T5596156
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.