Linguagem x linguajar

A diferença entre a linguagem e o linguajar está na linguagem poder ter o seu arcabouço na polidez, na cortesia e na civilidade, podendo ter um aspecto melífluo, ou seja, voz branda e agradável. Já o linguajar descamba para um falar inconveniente, indecoroso, quase sempre pejorativo sendo esse vocábulo. Não é preciso o uso de um linguajar descabido, desprovido de sensatez, sobejado de impropérios e vilipêndios, para externarmos qualquer pensamento, sobretudo no tocante às discordâncias. A polidez, ou a manifestação dessa qualidade no discurso, na escolha do tom de voz, nas formas de tratamento mais ou menos formais podem evitar e indubitavelmente evitarão muitos dissabores. O uso de uma linguagem apropriada não tem relação com o grau de estudos formais de um indivíduo e sim com a propensão natural do seu caráter ou do seu temperamento.

Valdecir de Oliveira Anselmo
Enviado por Valdecir de Oliveira Anselmo em 23/03/2016
Código do texto: T5582652
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.