O CAMINHO DO ARREPENDIMENTO

O CAMINHO DO ARREPENDIMENTO

Salmo 32

INTRODUÇÃO: O Salmo 32 é de arrependimento. Ele une arrependimento pessoal com instrução. O poema tem o profundo propósito de mostrar as bênçãos do perdão. Foi escrito depois de Davi ter cometido o grave pecado com Bate-Seba e é um registro de sua confissão e do perdão obtido (ver 2Sm 11;12). Os v. 1 a 5 tratam da experiência pessoal de Davi; e os v. 6 a 11 dão conselhos. Afirma-se que este salmo foi um dos favoritos de Agostinho até sua morte. O teólogo tinha o salmo escrito na parede, para que o pudesse ver desde seu leito onde se encontrava enfermo. O salmo conta a história de um homem que pecou, recusou-se por um tempo a confessar o pecado, foi torturado pela culpa, mas que finalmente reconheceu seu erro e o confessou, obtendo o perdão. Este salmo pode ser chamado de o “Salmo da justificação pela fé”.

1. O CAMINHO DA CONFISSÃO DE PECADOS (1 João 1:8,9)

O ato de confessar pecados exige de nós humildade e fé. Humildade de reconhecer as nossas deformações e pecados, e a convicção de receber o perdão pela fé (1Jo. 1. 8,9). Há alegria IMENSURÁVEL ao pecador perdoado (v. 1), para aqueles que abandonam as máscaras da hipocrisia (v. 2) e clamam com todas as forças por mudança de vida. Esconder pecados (v. 3) destrói a vida espiritual do cristão, as forças se esgotam (v. 4) e a culpa e o peso dos pecados consome a VIDA (Rm. 6.23). O caminho da confissão de pecados e não encobrir as culpas (v. 5) nos faz VULNERÁVEIS perante o Senhor, e mais dependentes da sua misericórdia. Portanto, quanto maior consciência tiver que tenho que estar na dependência e sujeição ao SENHOR, mais santidade terei em minha vida.

2. O CAMINHO DA OBEDIÊNCIA (Lucas 6.46)

Precisamos aprender a sermos submissos e obedientes ao Senhor Jesus. A conversão exige mudança de vida e ABANDONO de pecados (2 Co. 5.17). Examine-se a si mesmo constantemente, buscando viver conforme aprendemos na Palavra de Deus (1 Co. 11.28). O Senhor é o Mestre que nos ensina o caminho que devemos seguir (v. 8). No caminho da obediência somos CUIDADOS pelo Senhor (v. 8). A confissão e obediência transforma a vida de oração e leitura bíblica (v. 6), o nosso tempo a sós com Deus se torna significativo e APAIXONANTE (v. 7), passamos a enxergar soluções e esperança diante das dificuldades (v. 6). E as pessoas ao redor passam a ver cada vez mais Jesus em nossas vidas (Mt. 6.16).

CONCLUSÃO: O caminho do arrependimento trás uma alegria sem igual ao coração. A confissão de pecados e obediência o Senhor nos faz mais parecidos com Jesus.

O Pastor
Enviado por O Pastor em 03/03/2016
Código do texto: T5562368
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.