Foto tirada do site: www.livrosepessoas.com


E.E. Escarro Escolar
18:18... Chove lá fora... Reflito sobre o que ouvi a pouco, e não acredito... Não sei se é utopia, loucura, as duas... Ou se as duas não são uma... Afinal, há tanto bizarro por aí, tá tudo tão louco... Me falaram que a escola é um presídio semiaberto, que grades não faltam por lá, e que não faltam também cadeados, além dos gritos. Me disseram que o aluno é visto como um delinquente, que o aluno é um número, a clientela... Falaram também que o que chamam de escola é um conto - longe de ser um de fadas -, um conto até que malévolo, um conto real a formar uma geração de idiotas; até quando?
Espalharam por aí, esses dias, que há professores formados com TCC comprado, que absurdo! Mas não acreditei, é claro, isso não acontece... Onde já se viu, alguém que pretende ensinar fazer um negócio desse! Jamais! Mas o povo fala... O povo inventa mesmo...
Num dia desses vieram com uma conversa de que o aluno hoje em dia não tem nem papel pra limpar a bunda... Eu falei: Não! Não é possível!!! Só pode ser metáfora... Você quer dizer uma coisa que não é a coisa...
Mas não era metáfora. O pessoal falou que é real mesmo. Aí eu não aguentei: - Não é possível!
Aí me contaram que tem escola sem biblioteca, que nas escolas onde há biblioteca existem as grades, a trancar os livros, existe a questão do público que vira privado, ou privada... Sempre aparece alguém que se acha dono da salinha onde ficam os livros; aí tem o dono da cadeira tal, o dono da portinha tal, o dono do caderno tal, o dono do armário tal... Tem o dono da impressora, o dono do fato de trocar o galão d'água – se alguém trocar na frente dele, é pau, “véio”! - tem dono pra tudo. O dono do sulfite, o do portão de entrada, o dono do intervalo... E disseram que tem até o dono do grampeador... Mas o povo diz... O povo fala mesmo...
Me contaram que alguns professores são até perseguidos, que tem um negócio de categoria; aí o professor mais elevado fica querendo dar uma de mais gostoso e acha que é chefe do mais novo. Parece que tem um negócio assim... Mas é ano eleitoral, e é aí que o povo fala mesmo... Vai ver que nem é isso...
Inclusive até andaram dizendo que tem aluno que sai do Ensino Médio sem saber escrever, sem saber ler, sem saber quem ele é, sem saber o que fazer... Andaram dizendo...
Falaram que o que chamam de escola não é nem escola, que não informa ninguém... Que não forma ninguém...
Mas, pouco importa o que me dizem... Eu vi...
Elder Prates
Enviado por Elder Prates em 14/01/2016
Reeditado em 18/01/2016
Código do texto: T5511162
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.