A VIDA PELO ESPÍRITO SANTO

A VIDA PELO ESPÍRITO SANTO

Romanos 8.1-17

INTRODUÇÃO: O capítulo oito de Romanos nos ensina que o cristão vive uma vida justa não pelo poder da lei, mas no poder do Espírito Santo. Por meio do poder do Espírito Santo Ele nos santifica. Pela morte de Cristo somos libertos da condenação do pecado. Cristo levou sobre si a nossa culpa, morreu a nossa morte, suportou em seu corpo o nosso castigo, bebeu sozinho o cálice da ira de Deus que deveríamos beber, satisfez as demandas da lei em nosso lugar e nos justificou diante do trono de Deus. Por isso, estamos livres de toda condenação. Ele pagou a nossa dívida. Ele nos absolveu de toda culpa. Ele nos justificou. Agora não há nenhuma condenação para os que estão em Cristo. Estar em Cristo é estar seguro, salvo, perdoado, justificado. O texto de Romanos descreve dois tipos de pessoas, a saber:

1. AQUELES QUE NÃO TÊM O ESPÍRITO SANTO (v. 5-8)

Aqueles que não têm o Espírito Santo vivem na carne (v. 5), suas mentes estão centradas nas coisas que agradam suas vontades. Eles estão mortos espiritualmente (v. 6), podem ser religiosos e moralmente corretos, mas não têm JESUS como Senhor e Salvador de suas vidas. Suas velhas naturezas se rebelam contra a vontade de Deus e não se SUBMETEM aos ensinamentos de Cristo (v. 7). Eles NÃO DESEJAM o Espírito Santo nem tem prazer em obedecer a Deus (v. 8).

Aqueles que têm o Espírito – v. 9-11: A evidência da conversão é a presença do Espírito Santo habitando o crente. Seu corpo se transforma no templo do Espírito Santo. Quando você tem o Espírito Santo você tem a garantia que é de Cristo. Você tem a garantia que o final da sua vida é não de derrota, mas de um glorioso triunfo (v. 11).

2. AQUELES QUE O ESPÍRITO SANTO OS TEM (V. 12-17)

Seja cheio do Espírito Santo. É somente o Espírito que nos conduz a vida plena e abundante, não vencemos as tentações e obras da carne por MÉRITOS próprios, ELE nos capacita para mortificarmos a velha criatura. (v. 13). Apaixone-se pelo Espírito Santo. ELE deve nos guiar e nos ensinar a cada momento e nos dar a direção (v. 14), SUBMETA-SE a vontade de Deus. Em pequenos gestos de OBEDIÊNCIA e de amor nos tornamos mais parecidos com Cristo Jesus e o Espírito Santo testifica em nossos corações que somos filhos de Deus (v. 16).

CONCLUSÃO:

Os quem amam o Espírito Santo buscam viver segundo o Espírito (v. 4), tem a mente voltada para o que o Espírito Santo deseja (v. 5). Tem por objetivo de vida agradar a Deus (v. 8), pois sabem que o Espírito habita em seus corações (v. 11). E encontram a vida e paz mesmo em meio as aflições (v. 6).

O Pastor
Enviado por O Pastor em 20/12/2015
Código do texto: T5486478
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.