Série Família Inabalável: A MANUTENÇÃO DA FAMÍLIA

A MANUTENÇÃO DA FAMÍLIA

Mateus 7. 24-27

As tempestades faz parte da vida. Ora se manifestam em formas de impiedosas chuvas, outras vezes em formas de fortes ventos, e ainda em outras em terríveis terremotos. E todas as pessoas sem distinção estão sujeitas as tempestades. Jesus afirma no sermão do monte que as chuvas caem sobre os bons e ruins (Mateus 5.45).

Chegamos ao último sermão da Campanha dos 40 Dias de Jejum e Oração, e neste período aprendemos sobre: Os Fundamentos da Família, Os Deveres em Família, Relacionamento na Família, Educação de Filhos e uma Família Sólida.

No texto de Mateus 7. 24-27, aprendemos as seguintes lições:

•Existem dois tipos de pessoas na vida: o prudente (v. 24) e o insensato (v. 26);

•Na vida definimos nossas histórias conforme nossas reações: praticar (v. 24) e não praticar (v. 26) a Palavra de Deus;

•Tanto o prudente como o insensato passará por tempestades na vida (v. 25 e 27);

•O prudente e o insensato terão futuros bem diferentes: não caiu (v. 25) e grande queda (v. 27);

Hoje, aprenderemos sobre a Manutenção da Família. A manutenção da família consiste em conservar e sustentar. Entre tantas coisas, devemos conservar o PAO: Perdão, Amor e Obediência ao Senhor. E o sustentar do lar consiste em proteger e santificar a família. Descreveremos com mais detalhes estes dois vitais sustentáculos da família, a saber:

PROTEGENDO NOSSAS FAMÍLIAS

“Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé”. (1 Pedro 5. 8-9).

O inimigo deseja destruir completamente a sua família (João 10.10). E devemos estar alertas e ATENTOS para não cair em mentiras, tentações e manipulações do Diabo (Mateus 4. 1-11). Não permita que a mente de sua família sejam corrompidas pelos modismos malignos deste mundo (2 Coríntios 11. 3). Seja INTOLERANTE ao pecado que tenta entrar em sua casa, através de más amizades (1 Coríntios 15.33), através da internet e de programas de televisão, etc. Proteja a sua família fugindo da aparência do mal (1 Tessalonicenses 5. 22), da imoralidade sexual (2 Timóteo 2.22). Você PROTEGE a sua família toda vez que você intercede e jejua por seus familiares (Jó 1. 5). Assim como todas as vezes que você prática a Palavra de Deus, e ensina a Bíblia em seu lar (Atos 10.2).

SANTIFICANDO NOSSAS FAMÍLIAS

“Para que temas ao Senhor teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e que teus dias sejam prolongados”.(Deuteronômio 6:2)

Aprenda e ensine seus FAMILIARES há ter um tempo a sós com Deus, a oração e leitura bíblica santificam e transformam nossos lares (Deuteronômio 6.2). Exponha seus filhos e familiares a músicas evangélicas, a filmes cristãos, seja um exemplo na oração e estudo bíblico, seja amoroso, perdoador, simples e honesto em sua forma de viver (Salmo 112.4). Diante das tempestades da vida, enfrente-as no PODER do Espírito Santo (Salmo 112. 7). Nossas famílias são santificadas enquanto trabalhamos na OBRA do Senhor (Lucas 10.2). Se possível abra o se lar para cultos e ensinos bíblicos. Participe e envolva seus filhos nas atividades de nossa igreja, para que eles aprendam a amar ao Senhor e ao próximo.

CONCLUSÃO: Ao encerrar estes 40 dias de Jejum e Oração, tomem os seguintes propósitos:

•Vou estudar e aplicar os princípios bíblicos em minha vida e na minha família.

•Consagro a minha casa e a minha família para o serviço de Deus.

•Vou ajudar outras famílias a conhecer e aplicar os princípios bíblicos em suas vidas.

O Pastor
Enviado por O Pastor em 20/12/2015
Código do texto: T5486472
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.