A Morte...

Título tenebroso, assustador, e que todos querem evitar. Mas a coisa mais certa nesta Vida é justamente ela a morte, e a maior incerteza é quando ela vai nos abraçar...

Amanheci hoje pensando em tanta coisa, e me deparei com a notícia de que Marília Pêra havia morrido e antes mesmo de ver essa notícia, a tal morte já permeava meus pensamentos. Mas não de uma forma ruim, pelo contrário, pensar na morte nos leva a pensar em viver, e em quanto se pode e como viver que faz toda a diferença.

Todos nesse momento fatídico e final somos iguais, todos, brancos, negros, pobres, ricos, Jovens, velhos, crianças, adolescentes, solteiros, casados, hereros e seja que gênero for, somos iguais diante da morte e ninguém fica sem passar por ela.

Aí fico a pensar, qual a diferença então da Vida de cada um?

Como vivemos que faz toda a diferença.

Há aqueles que passam por essa Vida e sua passagem aqui torna a Vida de outras pessoas melhores, pois são homens e mulheres que se doaram de alguma forma em pró do próximo, da humanidade, fizeram de suas vidas algo significativo para o outro. Foram pessoas generosas, altruísta, do bem, do Amor e muitos contribuíram para melhorar a vida alheia e fazer desta Vida algo bom não só para si, mas para todos.

E existem os egoísta, egocêntricos, orgulhosos, presunçosos e avarentos, pessoas que vivem apenas para si, tudo gira em torno de si mesmo, são completamente individualistas, interesseiros e incapazes de doar uns míseros centavos ou dividir um lanche com um necessitado.

Mas pensando na morte, vejo que ela é democrática e justa, pois não faz acepção de ninguém, a morte nos nivela igualmente independente de status, título, idade, crença, sexualidade, ter ou não ter dinheiro, ser do bem ou do mal, ser generoso ou egoísta, ela alcança a todos.

E a única diferença a meu ver é justamente em ser ou não generoso, pois a decisão só depende de nós, se formos generosos em Vida, podemos tocar várias vidas com nosso gesto e ainda decidir em Vida doar o que conquistamos para os outros, seja através de obras sociais, projetos humanitários, familiares ou mesmo amigos. Pois quem é generoso pensa até o que vai ser feito com o que ele conquistou durante sua Vida aqui e quer imaginar que será bem empregado todos os recursos que adquiriu durante toda sua Vida. Já o egoísta, egocêntrico, avarento e orgulhoso, não pensa em ninguém além de si mesmo e no máximo em sua Família, e não pensa no amanhã, no futuro das próximas gerações, pois sua Vida é apenas em torno de si, como pensar na vida de outras pessoas quando parti daqui.

E geralmente são pessoas que também conquistaram muitas coisas, mas deixam sim é uma briga entre seus familiares para dividir e muitas vezes dilapidar o que a tal pessoa conquistou e construiu apenas para se satisfazer.

Só que você sendo egoísta, avarento e egocêntrico no final, tudo que conquistou vai ficar aqui e vai ser dividido entre seus herdeiros sem que você possa fazer nada, mas por viver apenas para si, jamais pensou que esse dia chegasse e foi pego de surpresa pela dona morte e tornou-se igual a todos. A única diferença que o generoso será sempre lembrado por suas atitudes e o avarento será esquecido, pois ninguém gosta de lembrar de alguém, mesquinho, egoísta, avarento e orgulhoso.

Fazer o bem, faz bem a quem o faz, nessa Vida e provavelmente na próxima, pois nada levaremos daqui, nada, no máximo as atitudes que compartilhamos com Amor ao Próximo e assim marcamos vidas para sempre.

Você e eu temos esse poder hoje de escolher como viver, ou sermos pessoas que amam e se doam ao Próximo, ou sermos egoístas, mesquinhos e avarentos pensando que temos o direito de viver só pra nós e sermos felizes, mas não a felicidade fora do Amor e da compaixão ao Próximo.

Pense nisso e decida como viver, pois a morte uma hora vai bater à porta, e você e eu vamos ter que acompanha-la, apenas o que compartilhamos em vida e com Amor que fará toda a diferença em nossa história aqui.

Gerson DCarmo.