Religião não se discute?

“Religião não se discute”. Convenção carimbada do cotidiano.

Afinal,rotular sua própria fé, é atestar, muitas vezes de forma irredutível, seu(s) deus(es),sua crença..seu teto sagrado,seu porto seguro. É por isso que a frase ecoa até hoje.

Na real nunca entendi porquê a fé de cada um não pode ser um pouco mais particular. Ninguém precisaria carimbar uma única religião na própria testa:faríamos todos um belo Buffet da fé ,e no Menu,todos os ingredientes que fazem sentirmo-nos bem: A reencarnação budista,a tolerância & respeito ao próximo espírita,e a promessa católica de honrar eternamente a família. Pronto,põe no prato sagrado. Sirvam que eu virei servo.

“Religião não se discute”. Mote mambembe meio maluco.

Apesar dessa máxima,há quem canalize suas energias criticando a igreja católica por não contemporizar os dez mandamentos. Querem o Chicão twittando que agora tá tudo liberado,que Moisés era muito quadradão. Há quem esbraveje contra a igreja evangélica, acusando-a de capitalizar universalmente na fé de seus fiéis,como se fossem todos uma única congregação massificada de Malafaias,Valdomiros & Macedos,todos com as piores intenções possíveis,sem exceções. Tem quem revire o olho pra psicografia do espiritismo,e até quem ria da umbanda! A intolerância vem sempre acompanhada de doses cavalares de desinformação e uma porçãozinha de ceticismo.

Ateus e agnósticos (os populares “ateus cagões”) estão livres de profetas e profícios,então a vida deles costuma ser mais fácil.

Vem cá,independente da sua religião,você acredita em pelo menos um deus…Pois bem…mas em qual deus? Zeus? Hades? Jupiter? Marte? Odin? Thor? Krishna? Vishnu? Ra?… Se você disser, “Só deus. Eu só acredito em um único deus” eu vou responder que talvez todos nós sejamos um pouco ateus,meio agnósticos,e muito descrentes. Eu não acredito em 2,870 deuses, você não acredita em 2,869. Não somos tão diferentes assim.

“Religião não se discute”. Tá aí,eu concordo. Talvez seja melhor nem discutir mesmo.

Já a fé,essa sim, se discute e se recomenda.

Fé é suprema…e é suficiente.