Nós Somos Representação

Tudo começa na passagem do Mito ao Logos, lá com os primeiros filósofos gregos.

Logos é palavra, e toda palavra é representação. O homem é o único animal que representa. Embora outros animais possuam linguagem, estes não possuem o logos. Tudo que somos é logos, porque nada fazemos sem representação, palavra.

Tudo sendo, porém, Logos para o homem, é por representação que o homem se faz a si e as coisas ou a si e a natureza. A natureza não existe para o homem, senão no Logos. Quando a natureza existe, ela é já, pura e simplesmente Logos. No Logos, o homem constrói sua cultura, modo de sobreviver a essa natureza [physis] representada.

O homem não compreende a si mesmo no absoluto, porque o ato de se compreender é também representação. Antecipando no Logos, o homem contrói uma representação do agora: passado e futuro. Logo, o tempo não é tempo em si mesmo; antecipação e retardamento é pura e simplismente Logos. Assim o amanhã e o ontem, é o agora em si, porém o homem representa, dentro e fora, já sendo Logos.

Pensar o Logos é representar um pensamento já representado. Não há fuga, Logos é um abismo. Saber isso, em nada nos acrescenta, pois o próprio saber já é logos. O filósofo é o único ser que sabe disso. As pessoas pensam uma verdade. Porém só se chega a essa verdade por meio do Logos. Então essa verdade não tem validade senão sendo mentira. Afirmar que uma verdade é mentira, não constitui um ato filosófico.

Saber que tudo é logos é admitir não uma solução, mas um ponto de partida. Heidegger vai dizer que: "PENSANDO, O SER É ELE MESMO SENDO OUTRO".

Isso é filosofia. Filosofia não é razão. Razão é ciência.

Filosofia pensa o ato de pensar.

"DESTE LOGOS SENDO SEMPRE OS HOMENS TORNAM DESCOMPASSADOS, QUER ANTES DE OUVIR, QUER TÃO LOGO TENHAM OUVIDO(...)" fragmento 1 de Heráclito.

lucheco
Enviado por lucheco em 27/06/2007
Reeditado em 03/03/2011
Código do texto: T543614