Série Família Inabalável: RELACIONAMENTO NA FAMÍLIA

RELACIONAMENTO NA FAMÍLIA

Genesis 37.1-13

INTRODUÇÃO: Há dois tipos de família: uma é como o jogador de tênis, a outra é como o jogo de frescobol. No jogo de tênis o objetivo é colocar a bola no campo do adversário de tal forma que ele não consiga rebater, descobrir os pontos fracos do adversário é fundamental. No de frescobol o objetivo é não deixar a bola cair no chão, se o parceiro manda uma bola ruim nos esforçamos para consertar. Em muitos lares cada membro é um adversário a ser vencido, não há um ambiente de misericórdia, cumplicidade e amor. Hoje, estudaremos a família de Jacó e veremos que o contexto da família de Jacó é o contexto de muitas famílias evangélicas brasileiras, que cometem as mesmas atitudes e erros. Mas, a história da família de Jacó foi reescrita, e das nossas também serão. Começaremos com os pontos fracos da casa de Jacó, a saber:

Contexto da família de Jacó:

1. Fofocas (v. 2);

2. Diferenças no tratamento familiar (filhos prediletos) (v. 3);

3. Presentes especiais para alguns (v. 3)

4. Ressentimentos e magoas (v. 4)

5. Sentimento de Ódio (v. 4);

6. Palavras de Ofensas (v. 4);

7. Competitividade familiar (v. 8);

8. Sentimentos de superioridade (vingança) (v. 9);

9. Problemas de relacionamento mal resolvidos ( v. 10-11);

10. Diferenças nas oportunidades familiares (v. 12-13).

FIQUEM ATENTOS: “O ódio e a amargura, cumplicidades e mentiras, filhos prediletos e favorecidos. Se estes erros e sentimentos ruins não forem tratados e restaurados, podem arruinar a família, o casamento, e a vida dos filhos”. Como é o contexto de sua família?

REESCREVENDO UMA NOVA HISTÓRIA EM NOSSAS FAMILIAS: A nova história da família de Jacó começa em José. Em Gênesis 37 relata o fato: “Esta é a história de Jacó: ‘Quando José tinha dezessete anos...“’. O texto bíblico ao invés de relatar as conquistas e fracassos de Jacó, começa a relatar a história de José. Isto nos mostra que a redenção familiar daquela casa inicia-se em José. A história da família de Jacó teve seu processo de cura quando José estava com mais de 40 anos de idade. Independente de qual seja sua idade ou posição familiar você desfrutará a cura em seu lar se seguir o bom exemplo de José. Veremos neste estudo que podemos reescrever a história de nossas famílias com novos relacionamentos em família, a saber:

REESCREVENDO NOVAS ATITUDES EM FAMÍLIA

“Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgirão coisas novas” (2 Coríntios 5.17).

Assuma a responsabilidade de reescrever novas atitudes em seu lar. O amor que temos por nossos familiares deve ser demonstrado em atitudes. Portanto, esteja disposto a ouvir os seus familiares (Tiago 1.19), e a exercer a BOA comunicação familiar. Fujam das fofocas, acusações e das palavras que ofendem. Não busque culpados pelos erros do passado, ao invés disso REFAÇA as suas atitudes do presente (Gn. 45.7). O bom clima familiar é um tesouro inestimável reflexo da Presença do Senhor (Gn. 50.21 e Pv 1 5.17). Devemos ficar contentes com o que temos, e desenvolvermos um bom controle FINANCEIRO, (Gn. 41.35). Uma família cristã consagra seu dinheiro e bens ao Senhor (Pv. 3.9-10).

.

REESCREVENDO NOVOS SENTIMENTOS EM FAMÍLIA

“Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo”. (Efésios 5.32).

Abandone todos os sentimentos malignos. As magoas e ódios devem ser abandonados. Os traumas familiares necessitam ser enfrentados e resolvidos (Gn. 42.21). O perdão derruba as barreiras e aproxima as pessoas, portanto devemos ser instrumentos de CONEXÃO entre os membros da família (Gn. 45.24). Em nosso tempo a sós com Deus, devemos buscar novos sentimentos em família e buscar AMADURECIMENTO nos sofrimentos familiares (Gn. 45.7). Valorize os momentos em família. CRIE oportunidades de estarem juntos e aproveite estes momentos ao máximo (Gn. 47.1).

CONCLUSÃO: Um bom relacionamento em família envolve convivência, comunicação e atitudes. Um bom relacionamento se desenvolve quando há confiança, empatia, respeito e harmonia entre os membros da família. Portanto, é necessário reescrever novas atitudes e novos sentimentos em família, e incentivá-los a crer que nossos lares serão transformados em Cristo Jesus.

O Pastor
Enviado por O Pastor em 14/10/2015
Código do texto: T5414578
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.