Série Família Inabalável: OS DEVERES EM FAMÍLIA

OS DEVERES EM FAMÍLIA

Efésios 5.21-6.4

INTRODUÇÃO: Todos os membros da família têm deveres e funções que devem ser cumpridas, para que haja paz e harmonia no lar. Quando os familiares não sabem ou não cumprem suas obrigações o lar fica confuso e sem rumo.

Os membros da família deverão ter como objetivo fazer do lar um pedacinho do céu, tendo como fundamento da família o OPA (Obediência ao Senhor, Perdão, e Amor).

Tudo o que os familiares fizerem ou falarem tem que ter como objetivo o extrair o melhor de cada membro do lar. Até porque estará fazendo um bem a si mesmo, e alegrarão o coração de Deus.

Ao marido cabe exercer a liderança com carinho, não por dominação. O esposo deve dar o máximo de amor e atenção à esposa e aos filhos. A esposa cabe respeitar o marido, e aos filhos obedecerem a seus pais. Veremos neste estudo os deveres em família, que devemos entender, praticar e compartilhar a saber:

OS DEVERES DOS MARIDOS

“Maridos, ama cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela” (Efésios 5.25).

O marido deve ser responsável, confiável, e profundamente COMPROMETIDO com a esposa e a família. O marido é o líder da casa, mas não lidera sozinho, valoriza a parceria com a esposa. No casamento, tanto o marido como a esposa, fazem parte da gerência do lar. O bom marido ama incondicionalmente a sua mulher, e CUIDA dela fisicamente, emocionalmente e espiritualmente (Ef. 5.29). O bom marido elogia sua esposa em todos os momentos e não a trata com amargura (Cl. 3.19). A esposa pode ajudar, mas é RESPONSABILIDADE do marido a provisão do lar.

OS DEVERES DAS ESPOSAS

“Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido como ao Senhor”. (Efésios 5.22).

A esposa INTELIGENTE entende o principio de liderança e submissão no lar (Ef. 5.22). A mulher deve buscar entender e dar apoio ao seu marido (Ef. 5.33). Uma boa esposa trata o marido com todo o respeito e FALA com delicadeza e sabedoria. (Pv. 21.19). Uma boa esposa vale mais que mil diamantes e o seu marido confia nela sem reservas. A boa esposa administra com sabedoria os recursos financeiros do lar ela é a coroa de seu marido (Pv. 12.4). A mulher sábia EDIFICA o seu lar, cuida de seus filhos e marido e administra os afazeres do lar (Pv. 31. 21,27 e 14.1). É do marido e da esposa a responsabilidade da educação dos filhos.

OS DEVERES DOS FILHOS

“Filhos obedeçam a seus pais em tudo, pois isso agrada ao Senhor” (Cl. 3. 20).

Filhos que obedecem a seus pais alegram o coração de Deus. Filhos que obedecem aos pais PROSPERAM na vida e se livram dos laços de morte e das más amizades (Pv. 3.1-2). Os filhos devem demonstrar amor ajudando nos afazeres domésticos e na renda familiar quando já tiverem idade suficiente. Os filhos devem respeitar aos seus pais e aprender com seus conselhos e experiências (Pv. 1.8). Os filhos devem CONTRIBUIR na harmonia do lar. Na velhice dos pais, os filhos devem dar assistência aos pais ajudando-os em suas NECESSIDADES especificas, demonstrando amor e gratidão por tudo o que os seus pais fizeram.

CONCLUSÃO: Os maridos devem amar, liderar, cuidar das esposas e prover o suprimento de suas necessidades. As mulheres devem amar e respeitar seus maridos. Os filhos devem obedecer aos seus pais. A obediência a esses princípios não devem ser simplesmente fria e calculista, mas o resultado de um entendimento da razão pela qual Deus assim estabeleceu, e do amor de um para com o outro.

O Pastor
Enviado por O Pastor em 13/10/2015
Código do texto: T5413741
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.