Reflexões Teológicas 2

1. Há tempos que a sola scriptura se tornou um valor teórico sem relevância efetivamente prática, basta ver o conhecimento bíblico da maioria dos cristãos reformados. Em seu lugar ergueu-se um "novo" valor, a saber: a sola ecclesia.

Como já identificava Kierkegaard na Dinamarca de seus dias: "Mas mesmo no protestantismo, depois que se deixou de tomar a Bíblia como um refúgio seguro, tem-se recorrido à Igreja" (Migalhas Filosóficas, 2013, p.40)

2. Deus é verbo. O verbo é palavra. Palavra é discurso. Discurso é revelação. Revelação é convite. Convite é expectativa. Expectativa é espera. Espera é abertura. Abertura é dialética. Dialética é conversa. Conversa é debate. Debate é diversidade. Diversidade é reunião. Reunião é liberdade. Liberdade é falar. Falar é discurso. Discurso é palavra. Palavra é verbo. Verbo é Deus.

3. Os cristãos evangélicos até hoje seguem com a mesma dúvida da mulher samaritana (Jo 4.19-20):

- Senhor, vejo que é profeta. Nossos antepassados adoraram neste monte, mas vocês, judeus, dizem que Jerusalém é o lugar onde se deve adorar.

A diferença é que a mulher entendeu a resposta de Jesus.

4. Para ter sentido qualquer teologia em algum momento, aquele momento das contradições inevitáveis, o teólogo terá que decifrar a mente divina, deverá colocar Deus no divã e tirar d'Ele os sentimentos que estão em suas entranhas. Veja que sujeito estranho é o teólogo e sua teologia impossível. Menos louco é o que se satisfaz até antes das contradições, os lunáticos tentam ir além criando seus deuses, suas doutrinas e alienando suas ovelhas.

5. Há mais mistérios entre Gênesis e Apocalipse do que sonha nossa vã teologia.

6. Aos teólogos de plantão:

"Eu vos enviei a ceifar onde vós não trabalhastes; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho" (Jo 4.38)

Jesus se refere à missão em Samaria. Quem são esses "outros" que iniciaram a missão em Samaria?

Algum teólogo-exegeta se habilita?

7. Em algum momento vocês terão que decidir por Cristo ou Calvino, por Cristo ou Lutero, por Cristo ou Arminius, por Cristo ou por qualquer tradição teológica que tem a pretensão de ser a leitura inerrante de Cristo.

8. O reformado moderno ama mais a sola novela que a sola scriptura.

9. "E Saulo estava ali, consentindo na morte de Estêvão. Naquela ocasião desencadeou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém. Todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judeia e de Samaria" (At 8.1 - NVI)

Por que os apóstolos não sofreram a mesma punição que os outros cristãos de Jerusalém?

10. "Estar na igreja" não é "estar em Cristo"

Rodiney da Silva
Enviado por Rodiney da Silva em 07/10/2015
Reeditado em 09/11/2015
Código do texto: T5406943
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.