Brinquedo Velho

E lá estava; o velho homem; o menino...

De frente para si mesmo muito estranhava...

E com aquele brinquedo em suas mãos perguntou ao homem feito, o que havia feito com aquele sonho que era teu? Se eu sou você por que não se parece comigo?...

O homem formado de barba por fazer, roupas amarrotadas e face amassada pensou por um momento, ficou sem palavras para dizer ao garoto decepcionado querendo entender...

Levando a mão à nuca pensou por um momento, disse que não era fácil de explicar, que muito acontecera, que só entenderia após alguns anos...

Que sonhos também podem morrer, que nem sempre as lágrimas trazem o objeto do desejo, que não há afago por confessar a culpa da cristaleira quebrada, nem abraço quando vier o medo...

Mas o mundo deve ser menor pra você certo?...

Eu estou olhando para você de baixo para cima! Você deve ser muito mais forte que eu e mais esperto também, aposto que deve saber a tabuada inteira...

O homem sorriu, disse que na verdade quanto mais conhecimento tiver, menor será em relação a tudo, que força pode quebrar, mas a inteligência pode transformar e definitivamente da tabuada se esqueceu...

O garoto não entendia a tristeza naquele olhar, você devia estar feliz pode ir onde quiser, voltar quando tiver vontade, pode até jogar futebol dentro de casa!

O homem se aproximou, abaixou-se para alcançar a linha dos olhos do garoto e disse:

-Estou infeliz porque você deveria estar aqui dentro...

Poderia sim ir a qualquer lugar, mas isso não é tão importante quando você já encontrou seu lugar, quanto a jogar bola dentro de casa...

E o que se faz quando o sonho morre? Dá pra concertar?...

...

Infelizmente não há muito que fazer, mas se o que morreu foi o sonho, então restou o sonhador...

O menino gostou desta ultima resposta, disse que este sim começou a parecer-se com ele, mas ainda tinha mais a perguntar...

O que se faz quando uma pessoa quebra?

-O médico concerta.

Não digo o joelho ralado, cutucando o peito do homem disse:

-Quando machuca aqui, o que você faz?...

Aqui também não dá pra concertar, às vezes o que quebra fica quebrado, as vezes o que corta fica sangrando...

Não há nada que possa fazer então?

O tempo passa, para de sangrar e os cortes fecham dando lugar as cicatrizes, e se não varrer os cacos ainda vão te ferir por muito tempo...

...se eu não correr não talvez não machuque os joelhos disse o menino um tanto pensante, mas o homem balançou a cabeça e disse:

-Mas assim vai perder a brincadeira, não deixe o medo lhe roubar a felicidade.

O que faço então, perguntou o garoto confuso?...

O homem tomou o brinquedo em uma das mãos, a outra mão pôs na cabeça do garoto...

-Continue brincando, o tempo é precioso demais para gastar com instruções, o aprendizado vem mesmo com as experiências e o passar dos anos...

-E se você quebrar?...

-Já me quebrei algumas vezes...

-E como concertou?

-Lembrei de você...

Zeu Rodrigues
Enviado por Zeu Rodrigues em 14/09/2015
Código do texto: T5381725
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.