Entre Mitos e Razões: Filosofia e Ciência.

Temos de entender que os grandes cientistas foram pessoas religiosas, mas sempre fazendo distinção entre o que era mito do que podia ser refutado a partir de observações feitas na natureza. Nós físicos e estudantes de Física entendemos que os pré-socráticos já começavam a se questionar sobre a origem do Universo e sobre o princípio do mesmo.

A Física começou com as observações na Natureza, empiricamente. A Filosofia caiu, logo depois dos pré-socráticos, no campo moral passando a ficar mais afastada dos questionamentos primordiais dos mitos que consideravam o homem como o objeto e a Natureza como o sujeito - essa foi uma das causas em que Nietzsche começou a criticar Sócrates no que diz respeito à consideração essencial da filosofia da moral ao invés da investigação dos mitos e da Natureza.

Enquanto Demócrito descrevia o mundo em termos de átomos indivisíveis, Sócrates pregava que era inútil tentarmos entender o mundo antes de entendermos a nós mesmos. A trabalhar como assistente de oficina de joias de seu pai, em Atenas, Sócrates preferia ir até o mercado para discursar sobre as necessidades de uma filosofia moral. A ciência observacional ou experimental como algo verdadeiro não é intrínseco a Platão, uma vez que, para o próprio Platão, a realidade não era Perfeita e imutável. Talvez os eleáticos estivessem mais concisos com Platão e, na modernidade, com a Física Moderna.

Archidy de Noronha
Enviado por Archidy de Noronha em 31/07/2015
Código do texto: T5330586
Classificação de conteúdo: seguro