A ORIGEM DA IDEIA DO CÉU, DO INFERNO e do poder religioso no ocidente

Durante os séculos XII e XII, enquanto os cruzados tentavam recapturar a Terra Prometida aos muçulmanos, magníficas catedrais góticas eram construídas na França. Aristóteles e Ptolomeu conquistavam um número cada vez maior de adeptos. No final do século XIII várias universidades estavam em atividade, aumentando a demanda por bons textos em Matemática, Filosofia e Astronomia.

Principalmente devido a santo Tomás de Aquino, a teologia cristã abraçou ideais aristotélicas, criando uma nova "cosmologia cristã" .

A Terra voltou a ser o centro do universo e passou a ser circundada por oito estrelas fixas. Um das esferas cósmicas passou a existir e era a morada de Deus. Lúcifer sentava em seu trono no Inferno, muito mais próximo da Terra do que Deus. Efetivamente, o universo medieval era "diabocêntrico".

Talvez a melhor descrição do universo medieval da Alta Idade Média é encontrada no poema A Divina Comédia, de Dante Alighieri. Aí, Dante reconta sua viagem pelos três destinos após a morte: o Inferno, o Purgatório e o Céu.

Partindo do Inferno em direção ao Céu, Dante atravessa todas as esferas celestes, na ordem definida por Aristóteles. Infelizmente, a sociedade do século XXI é medieval em seu pensamento. Ainda acredita em fantasmas, monstros, diabos e tudo que, na verdade, não passam de manifestações arquetípicas.

Archidy de Noronha
Enviado por Archidy de Noronha em 11/07/2015
Código do texto: T5307251
Classificação de conteúdo: seguro