NÃO CONSIGO COMPREENDER , SINCERAMENTE, COMO É QUE UMA...

Não consigo compreender,sinceramente, como é que uma pessoa

faz menção honrosa a prática de professores e/ou escolas públicas , que obrigam o corpo discente(o alunato ou se preferir , alunado) a ter que frequentar as aulas de religião, caso um aluno ou aluna não comparecer, receberá uma falta. Quem procede com este tipo de comportamento,apelando para a PARTÍCULA DIVINA do entendimento que cada um de nós carrega, tenta levar até o alunado infanto juvenil os Ensinamentos de D E U S e é com boa intenção,o mesmo alega ! , Só que a "sede de ir ao pote" é tão grande , que esquece de uma outra também PARTÍCULA DIVINA , que é o Livre Arbítrio , o Próprio D E U S nos lega (ou eu estou enganado ?!).

Este tipo de investida já foi largamente aplicada, aqui no Brasil, por parte dos jesuítas vindos de Portugal, a tão famosa didática religiosa chamada CATEQUESE(com o CATIVEIRO dos índios não combinou) "foram" até a África, nos seus NAVIOS NEGREIROS , trazendo consigo suas LEVAS. Inclusive, quem viveu sua infância, adolescência e a fase juvenil, à época do início do período do REGIME DA DITADURA MILITAR(meados da década de sessenta,até a década de setenta) sabe muitíssimo bem do que eu estou falando,quase todas as escolas e colégios , tanto da rede pública, assim também a rede particular , adotavam as LITURGIAS da IGREJA CATÓLICA e esses educandários, não se atinham só às salas de aulas para manifestar a HEGEMONIA da instituição religiosa católica apostólica, no SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO da época e sim ,se estendiam até aos espaços e atividades extra classes, tais como: Concentração e formação de todas as turmas daquele turno, geralmente em saguões, com o objetivo de se cantar o Hino Nacional Brasileiro; Hino Oficial do estado, nesse caso daqui , o de Pernambuco.No ponto de vista do CIVISMO, até concordava(e ainda concordo) com essa iniciativa ,o que não entendia .era que recomendava-se rezar o PAI NOSSO, no entanto ,nem sequer dava-se a oportunidade para alguém se pronunciar que era de outra religião,nem que fosse de uma religião também cristã, nesse caso alguém protestante,muito embora o PAI NOSSO, seja uma prece instituída por Cristo, todavia, religiosa e consuetudinariamente, só quem adota esta oração ou reza é o Catolicismo, digo isto com convicção e experiência de causa, já frequentei por muito tempo a Igreja Evangélica. Só uma coisa dentro das salas de aulas se rezava até AVE MARIA.

Só lembrando, diga-se de passagem, que esta postura ,hoje,contraria a própria LEI DE DIRETRIZES BÁSICAS(LDB), cuja, diz que torna-se facultativa a participação do aluno nas salas, para assistir às aulas de religião, com o objetivo de evitar constrangimentos , como ocorre, por exemplo, no município de São João do Meriti,no estado do Rio, onde uma adolescente candomblecista , estudante do ensino fundamental, é obrigada a frequentar as aulas de religião, para não levar falta e o que é pior(em relação à religião da mesma) é que ela tem que fazer orações e cantar músicas(embora várias dessas canções seja belas, mas, são específicas das Igrejas Evangélicas, Protestantes ), neste caso estas aulas de religião são , sem dúvida ,CONFESSIONAIS E COMPULSÓRIAS e o que é lógico e interessante é que quem ministra as aulas são três profissionais professoras que professam o Protestantismo como religião, ou seja ,são evangélicas...

E está na cara que estas profissionais de educação básica , em suas ministrações de aulas de religião, abordam com mais afinco, ou talvez , só abordem as doutrinas e suas respectivas liturgias : Das Igrejas Evangélicas; Igreja Católica; Candomblé; Budismo;Judaísmo; Islamismo e outras, até porque , se fizéssemos uma analogia entre as Doutrinas "Mães"(religiões-troncos) com fábricas, tirando como exemplo, uma fábrica de automóveis, então ,pergunta-se:

Quem é mais capacitado para ensinar, um profissional que foi treinado na fábrica, ou um outro aprendeu num "pé de escada" ?

Ou seja,por mais que o profissional de educação queira ser IMPARCIAL , em se tratando de aulas de religião,porém , se este for religioso praticante , quer seja ele protestante; católico; candomblecista; budista; judaísta; islâmico, seus ensinamentos serão sempre lacônicos, a despeito das outras religiões ou doutrinas , de que ele não faça parte.Aí, vacante, parte para ocupar a hora aula, como? vai sempre ter que "puxar brasa para sua sardinha", utilizando-se dos preceitos e ensinamentos que um dia aprendeu, agora ensina. Daí , surgem muitas vezes a intolerância religiosas ; os questionamentos dogmáticos e doutrinais e a quem não absorva ,não entenda ou mesmo não aceite, lhe como comenda o PRECONCEITO. Mais outra coisa também ,esta reportagem com essa adolescente , data de 23 de março, só que do ano de 2013,dois anos e três meses . Parece bem atual,não é mesmo?!

Eu tive acesso ao conteúdo da LEI DE DIRETRIZES BÁSICAS, lei esta que foi publicada em 20 de dezembro de 1996,assinada pelo o então Presidente da República Federativa do Brasil , Sr. Fernando Henrique Cardoso.

Nela observei que é facultativo ao estudante optar por assistir ou não as aulas de religião...

CATEQUESE - espécie de estudo da Bíblia , à ótica do Catolicismo.

luteixfil
Enviado por luteixfil em 24/06/2015
Reeditado em 24/06/2015
Código do texto: T5287787
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.