Série Babilônia: VENCENDO OS DESAFIOS NA BABILÔNIA

VENCENDO OS DESAFIOS NA BABILÔNIA - Daniel 2

Introdução: Em todo o Novo Testamento a Bíblia afirma que somos peregrinos neste mundo, pois somos cidadãos dos céus. (1 Pe. 2.11-12; Jo. 17.15-16; Fp. 3.20). E não podemos nos esquecer que vivemos em um mundo tenebroso que jaz nos maligno muito semelhante com a Babilônia dos tempos bíblicos. Devido a semelhança as atitudes de Daniel se tornam preciosos para os dias de hoje, e nos encoraja a viver uma vida temente ao Senhor.

No capitulo dois, Daniel, encontra-se em meio a um grande desafio cercado de ameaças de morte. Em meio a essa dificuldade ele volta-se para os princípios bíblicos e age conforme os desígnios do Senhor. Faremos uma comparação entre as atitudes de Daniel e Nabucodonosor diante da dificuldade:

Nabucodonosor: Buscou ajuda em deuses babilônicos, em amigos babilônicos, e ouviu conselhos superficiais.

Daniel: Buscou ajuda no Senhor, em amigos tementes a Deus, e ouviu conselhos bíblicos.

No capítulo dois de Daniel, podemos aprender duas importantes lições que nos levarão a agir de forma correta diante das dificuldades, aparentemente são atitudes simples, mas elas tem um poderoso efeito espiritual, a saber:

1. BUSCANDO AJUDA EM PESSOAS: Devemos ter a humildade de reconhecer que PRECISAMOS uns dos outros (Ec. 4.9-10), quer seja para carregar fardos pesados (Gl. 6. 2), confessar falhas (Tg. 5.16), suportar em momentos difíceis (Rm. 15.2), compartilhar bons conselhos (Cl. 3.16), e até mesmo ser REPREENDIDO em amor (Pv. 27.5). Priorize as amizades com os que TEMEM ao Senhor (Salmo 1).

2. BUSCANDO AJUDA NO SENHOR DEUS: Humilhe-se perante o SENHOR (Tg. 4.10), PRATIQUE a fé, a oração e o jejum (Mt. 17.21), não confie em suas próprias forças (2 Cr. 32.8), busque a resposta em Jesus (Mt. 6.33), tenha um viver santo (He. 12.14), DESENVOLVA o temor ao Senhor e experimente a alegria de andar com Deus.

CONCLUSÃO: Para enfrentarmos os desafios diários precisamos desenvolver o temor ao Senhor, e aprender a viver debaixo dos princípios da Palavra de Deus. Em um mundo de isolamento social devemos buscar ajuda em pessoas que temem a Deus e buscar de todo o coração o socorro no Senhor Deus. Muito mais que milagres circunstanciais, devemos experimentar a alegria de viver pela fé em Cristo Jesus.