PENSAMENTOS, FRASES E EXPRESSÕES DE EFEITO

*PENSAMENTO - "Latu senso" - É um conjunto de processos mentais, pelos quais o ser humano pensante; mediante o contato com a realidade, toma conhecimento daquilo que é material; insere-se na sociedade, tem comportamentos chamados adequados e harmônicos de consolidação consoantemente proporcionada ao meio onde se encontra; respondendo a critérios preestabelecidos e convencionados como aceitáveis por uma maioria dominante dentro do que se estabeleceu como comportamento aceitável; dentro da normalidade dos princípios de conduta imposta a todo grupo social.

Quando no campo dos sentidos, espiritualidade e sentimentos agem com a mente voltada à consciência de um domínio preciso, combinando ideia, inteligência e capacidade de abstração, não se abstendo da razão.

- "Strictu senso" - Maneira com que o homem exerce sua atividade mental, intensidade ou clareza no que deixa dito; ideias a respeito do que existe no mundo factual ou representação psíquica que tenha valor afetivo; maneira de julgar ou de pensar; ponto de vista. Conjunto peculiar de idéias de alguém. Modo com que retrata o mundo que o cerca; de um partido, seita; religião; sistema, doutrina. Reflexão suscinta de um tema; breve sentença particular entendida de um texto que o fez raciocinar; máximas, aforismas, ditos notáveis ou de saber popular que contenha um apotegma. meditação. O próprio espírito, mente, o intelecto.

*FRASE - [Do gr. phrasis, do lat. phrasis] - Dicção, elocução Unidade gramatical; unidade de comunicação linguística; modo de dizer, de escrever, expressão rebuscada.
No campo do pensamento são extrações de estudos de frases feitas, fossilizadas.
Construção de uma frase característica de uma língua, seus falares, ou de um autor.
Uma citação brilhante no sentido de sintetizar uma ideia de quem fala ou escreve.

*EXPRESSÃO (DE EFEITO) - [Do lat. cláss. exprimere, fazer sair; pelo b. lat. expressio, expressionis] Ação de exprimir alguma coisa, de comunicá-la a alguém pela fala, gesto, fisionomia. Aquilo pelo qual se manifesta; maneira como se expressa pela linguagem, termo usado como recurso de linguagem falada ou escrita; influência e elegância na linguagem; maneira de se exprimir sobre algo usando uma técnica artística na linguagem; qualidade com que um artista (toda arte) se vale, para dar ênfase, força ao trabalho; estilo.
Palavra, frase, dito.
Maneira expressiva que exprime bem o pensamento ou sentimento calorosamente.

EFEITO - [Do lat. effectum] - Produto, resultado de uma ação; conseqüência. Impressão que se busca produzir no espírito, na sensibilidade do leitor, do espectador, apreciador. Usar de processo artístico e engenhoso para atrair a atenção; impressionar; avivar; comover, divertir, alentar sentimentos; fazer efeito, produzir viva atenção; chamar para si os sentidos; não deixar dispersar a atenção astuciosamente. // Com efeito - loc. adv. De fato, realmente.
      
Ditas essas necessárias palavras introdutórias, vamos aos pensamentos às frases e às expressões de efeito.
À moda com que tenho o hábito bastante antigo, (já beirando os quarenta anos), de colecionar pensamentos e  fazendo de própria lavra a sua maioria, também coleciono frases, provérbios e ditados populares e regionais.  
 
 Mais recentemente, descobri outro filão de ouro: o das expressões de efeito. Achei tão interessante a descoberta (ao iniciar colecioná-las) que julguei por bem dividi-las com os leitores.

*******************************************************

Eis algumas delas:
                 
O melhor conselheiro não é aquele que sugere ou insinua que devamos copiar seu estilo seu estilo de vida ou procedimentos. Ao invés, deixa em aberto seus modelos,cujos acenos só nos são percebidos, quando aportamos naturalmente em seus pensamentos. 


A força dos ensinamentos de todo líder sábio, não se origina de nenhuma fonte externa de si mesmo, mas do conhecimento de como travar a batalha iniciada pelo seu ego, fazendo-o vitorioso sobre as agressões.
Sabe que o domíno de suas paixões não provém de uma casual ou mera posição filosófica, ou abordagem de semeadura altruísta. Tem a convicção que, se tomado do ímpeto de responder a agressão ou ofensa frontalmente com outra agressão, dará à luz a sua destruição, por devastar ambos os lados. Os derrotados têm suas vidas, terras, famílias e bens destruídos. Ao vitorioso a tormentosa missão de impor a "paz e sua orientação civilizatória" mantida por longo tempo, sendo o senhor, por meio do terror, da força e da tortura de intimidação e acomodação dos inssurretos.

                                             
___________________                       
 
Presenteie-se com o hoje e viva para o amanhã.
 
Se você pulveriza vulgariza;
Se você canaliza, valoriza.


Em situações de conflito, reconhecemos que as verdades universais,  tomadas como nossas próprias verdades, tornam nossas ações em uma expressão natural, frente ao significado do mundo e como ele funciona.


A coisa mais próxima de uma verdade é a soma da maioria dos acertos de uma maioria.


"Bem aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo."
Ap. 1.3.


Força é o exercício do poder presente, em quase todos os atos físicos e mentais.


 
Alguém um dia lhe dirá,
se já não lhe disseram posso dizer agora:
- Você não mudará nada como ser humano,
a começar daquí até cinco ou seis anos,
senão pelas novas pessoas que for conhecendo
e os livros que tiver lido ou os estiver lendo.

 
A pessoa que não lê,  não leva vantagem nenhuma sobre a pessoa que não sabe ler.


Bons livros trazem entretenimento e saber,
Nada substitui a cultura somada ao prazer,
Sem você sair de casa ele dará muito lazer, 
Educando gerações, além de seu próprio ser!



A boa leitura dá harmonia, paz e nos faz bem.
Quando elevada e suave, nas noites já deitado,
torna-se cúmplice e amiga do corpo acomodado, 
Daí...um sono manso e envolvente nos sobrevém!



Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens. 
2 Cor. 3:2.


Já disseram que a fé e um pássaro são os mesmos.
Os pássaros: 
Disse nosso Mestre, para que os olhemos
lá no céu e notemos estas coisas: 
"Eles não colhem, não ceifam e nem ajuntam em celeiros; 
No entanto,  nosso Pai lhes dá o sustento.
Qual de nós por mais preocupados que estejamos
acrecentaremos um dedo mínimo às nossas vidas?" 
Não nos inquietemos com o dia de amanhã,  hoje já temos que cuidar de nossas muitas tarefas e de nosso grande cansaço.  
O canto do pássaro como nossa oração Deus sempre estará escutando.
A fé é um canário que canta na hora que Deus escuta.

 

O Bem é para ser praticado.
o Mal é para ser evitado.
Eis uma grande religião! 


 
Aquilo que você não entende, experimenta crer.
Para crer tem um truque que se chama fé.
Você usa a fé e busca um caminho, sua mente:
a psicologia também chama de alma ou espírito.
O espírito não larga a fé sozinha, ele a segue.
Quer dizer, a fé vem primeiro e sua mente a persegue.

 
Os bons filhos coroam os pais.
Os bons pais dão a coroa aos filhos.

 
BOM É OUVIR A QUEM SABE MUITO,
MELHOR É OUVIR A QUEM TE AMA.
 
Cuida bem dos teus  filhos papai,
Levanta em tua casa um altar,
Faça de teu lar um belo templo.
Saiba que tua criança vai,
Tomar a mamãe e o papai,
Com certeza como exemplo!

 
<><><>


















 

 
 



 
 

 
 

 
Mauro Martins Santos
Enviado por Mauro Martins Santos em 04/06/2015
Reeditado em 04/07/2015
Código do texto: T5265616
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.