Desabafar em demasia

Às vezes falar o que se quer no intuito de desabafar, não é o melhor a se fazer, pois as coisas tendem a se tornarem piores do que já são quando nos queixamos demais. Isso acontece porque quanto mais se fala, por exemplo, em coisas ruins mas se sente mal por estar falando sobre elas. O oposto acontece quando falamos de coisas boas, nos sentimos cada vez melhores.

Então o que fazer? Se sentimos necessidades de extravasar nossas desventuras através das palavras para nos sentirmos melhor?.

Minha solução seria o equilíbrio, quer dizer, tentar falar o suficiente para sentir-se aliviado, não deixando ultrapassar esse limite. O desabafo em demasia pode potencializar o mal estar, nesse caso estaríamos colocando mais lenha na fogueira. Agora como controlar isso é um esforço o qual cada um deve fazer.

As depressões começam assim, passa-se por um momento ruim de grande sofrimento, e este enlaça de tal maneira a vida da pessoa que esta tem a necessidade constante de falar do problema que ocorreu, de como se sente. E então, a partir dai os pensamentos tornam-se cada vez mais envoltos numa nuvem negra que é alimentada pelas palavras deprimentes que são expelidas pela própria pessoa, e isso vira uma bola de neve. A entrega da vida após um momento difícil faz com que seja custoso a cicatrização dessa dor.

Deve-se encorajar os pensamentos bons, apesar de o momento não estar sendo propicio para isso. Pois somos os únicos com quem podemos contar para superar algumas dores que parecem incuráveis, e falar demais de coisas ruins não é o melhor caminho, mas falar de coisas boas é o bálsamo que precisamos para o alivio da alma.

Suane Cruz
Enviado por Suane Cruz em 19/04/2015
Código do texto: T5212199
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.