Reinventado a escrita

As letrinhas são pequenas, apressadas e sem nenhuma necessidade de serem formais. O importante é se comunicar. E por mais estranho que pareça, o receptor consegue entender. Não necessita de grandes arranjados de palavras coesas para que faça sentido, pois esta loucura de palavras já consegue ser interpretada. Imaginem só: perguntas que não precisam mais de ponto de interrogação e frases de surpresa que não necessitava mais de ponto de exclamação?. Tudo faz sentido para eles. Eles reinventaram a escrita, a qual agora não necessita de formalidades para ser compreendida, pois de uma maneira espantosa, ela é.

Era um tec, tec, daqui; outro tec, tec, da lí, e a informação ia sendo transmitida. O difícil agora é escrever como antigamente, com todo o cuidado que exige a língua portuguesa. Difícil mesmo, também, é haver um telefonema, pois agora a voz esta sendo superada pelas mensagens instantâneas, ou seja, parece que é mais fácil escrever do que falar, mesmo com uma escrita meio "amalucada".

De repente falar causa constrangimento ao telefone, pois o mais confortável seria se expressar através de palavras estranhas e incompletas.

E assim acontece através desses adoráveis e hipnóticos aplicativos de bate papo, uma onda de mensagens a todo o instantes, interligando os fatos de nossas vidas com a de outros; misturando nossas queridas letrinhas de um jeito que só mesmo nós entendemos. Uns, chamam isso de preguiça, outros, de economia linguística, e outros, não sabem o que dizer, só repetem o que os outros estão fazendo.

É uma linguagem que vem se desenvolvendo paralelamente às dos livros, revistas, e sites formais. Ela é envolvente, despreocupada, algo que reflete a necessidade do homem de ser livre, de fazer algo além do padrão que é imposto por nossas regras gramaticais.

O grande infortúnio que corta a alegria dos dos usuários é quando chega a hora de redigir algo na forma antiga, tendo que utilizar os pontos e palavras completas, ai, nesse momento, bate a dúvida, pois seus dedinhos desaprenderam e esqueceram de como se faziam as coisas certas.

Suane Cruz
Enviado por Suane Cruz em 18/04/2015
Reeditado em 18/04/2015
Código do texto: T5212134
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.