Matemática, Uma Ciência Auto-suficiente

A Matemática é a única ciência que pode se jactar do fato de ser auto-suficiente, pois é um conhecimento que se baseia em si mesmo para estabelecer seus demais conceitos. Além do mais, nenhuma descoberta científica é validada se não possuir uma fórmula ou conceito matemático que a demonstre. Para a matemática, entretanto, não se tem tal exigência, já que seus teoremas por si só já são elaborados por meio de demonstrações e interpretações. Todas as ciências recorrem à Matemática, mas a Matemática a nenhuma ciência recorre. Cada passo que a Matemática dá é em direção a si mesma. Mesmo assim, não é uma ciência com um fim em si mesma, pois se assim fosse não teria uma aplicação nas demais ciências e não seria um meio confiável capaz de ser base de uma invenção como o computador! Uma máquina que pensa com números! Todo o seu funcionamento se fundamenta em dois números: 0 e 1! O famoso sistema binário, que assim se chama pelo fato de ser um sistema que utiliza potência de base 2. É incrível pensar que todo o sistema do mundo está sustentado pela existência e pelo uso dos números, que muitos odeiam, mas que todos precisam, não é mesmo?

Como dizia o ilustre Pitágoras: "Os números governam o mundo"!

Viva a Matemática! Viva os números!

Raphael Sales
Enviado por Raphael Sales em 15/04/2015
Reeditado em 15/04/2015
Código do texto: T5208360
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.