Amigo ou dinheiro ???

O que você acha melhor, ter um amigo ou dinheiro no banco? Certamente dirá que pe bom ter as duas coisas. Mas, não podendo ter as duas coisas, necessistando optar, muitos preferem o dinheiro. Confesso que a questão é, deveras, difícil. Isto porque, há muitas coisas que o dinheiro não compra. Tenho visto indivíduos cheios de dinheiro e sem paz de espírito. Até mesmo suicídios ocorrem, que nos deixam perplexos. Poxa! Esse cara tinha tudo. Dinheiro, carro e mansão!

Quando adolescente, eu era estudante pobre, tive a felicidade de ter um amigo que muito me ajudou. Era um nobre Cardeal. Dele, ouvi duas frases que nunca esqueci, ligadas ao dinheiro e a amizade. A primeira: "Nunca gaste a substância!". Com isso ele queria dizer que tenha sempre uma reserva econômica. A segunda: " Mais vale um amigo, do que dinheiro no bolso". Certamente, referia-se a coisas que o dinheiro não compra; que só um amigo pode nos dar, como o conforto espiritual na hora de um infortúnio. Não há nada mais gratificante do que correr ao encontro de uma amigo e disser o quanto ele é importante ou foi importante para conseguirmos algo.

Para se ter dinheiro, dizem os "experts", é necessário gostar dele. Não se deve manusear as notas com desprezo. Se assim você o fizer, tenha a certeza de que elas fugirão de você. Acaricie-as, dê o valor que elas merecem. Quando as conseguir, não saia correndo para entregá-las a outro, comprando coisas supérfluas, nesse mundo consumita. Proclure mantê-las o maior espaço de tempo consigo. E, quando tiver que gastar, reserve pelo menos 10% (dez por cento) para sua caderneta de poupança.

O célebre escritor Napoleon Hill, sempre atual (minha edição é de 1956) ensina, em " A Lei do Triumfo", o meio fácil de seu dinheiro aumentar. Para ele, é adquirir o hábito de economizar. " Na verdade, o hábito da economia pode ser tão fascinante como o hábito de gastar, mas isso somente depois d ese tornar um hábito bem arraigado e sistemático. Gostamos de fazer o que é sempre repetido, ou, por outras palavras, conforme descobriram os cientistas, somos vítimas de nossos hábitos". O hábito da economia depende de força de vontade. Quem economiza, de regra, precisa de abster de certos prazeres e diversões. Em contrapartida, adquire confiança em si mesmo; autocontrole, coragem e equilíbrio. Fatores que conduzem ao sucesso (triunfo).

Para fazer um amigo, há certa semelhança. Penso que você deve gostar da pessoa. Ouvi-la e mostrar interesse pelo que ele é e faz. Precisa, também, cultivar o hábito de estar sempre com ela. Lembre-se do ditado: "o que os olhos não vêem, o coração não sente". Portanto, nunca perca o contato. Procure prestigiá-la nos acontecimentos importantes de sua existência: aniversário, formatura e, também, nas horas tristes (doença, morte de entes queridos). O verdadeiro amigo não é só para os dias de festa. E, lembre-se, "mais vale um amigo, do que dinheiro no bolso".

Professor Emerson Mota Santana
Enviado por Professor Emerson Mota Santana em 13/04/2015
Código do texto: T5205598
Classificação de conteúdo: seguro