A DISCIPLINA E A LIBERDADE

A Disciplina e a Liberdade

Um homem sem disciplina é um títere, manipulado pela veleidade das suas próprias ações, que muitas vezes o conduz pelos meandros da leviandade.

O homem disciplinado é menos susceptível de ser manipulado, de ser persuadido ou dissuadido ao talante da inescrupulosidade. O homem disciplinado tem personalidade. E essa personalidade não é teimosia despropositada e sim arraigada na integralidade proba, honesta em si mesma, sem laivos da aleivosia que descaracteriza a sinceridade e torna o homem dissimulado e dissoluto.

O homem disciplinado sabe que a forma mais honrosa de crítica é a colaborativa. Colaborar para que seja realidade o que foi aventado sob a luz de preceitos nobilitantes, pois enaltecem o espírito humano por sua lisura. Feliz o homem que colabora. Esse, sem alarde, terá a felicidade plena insuflada em sua alma simplesmente ao ver tornar-se realidade o que ajudou a construir. Maior deleite não há. E a disciplina o concede, pois aquele que o tem fez jus em tê-lo.

Disciplina! O homem que a tem aproveita o seu tempo proficuamente. Realiza tudo o que se propõe realizar e ainda sobra tempo para idealizar novos projetos.

É embalde buscar a Liberdade se não tivermos Disciplina. Se não tivermos disciplina podemos ruflar nossas asas e alçar o nosso voo, porém não teremos tempo para adejarmos acima da mediocridade, pois logo nossas asas se esfacelam, pois não tivemos disciplina para elaborá-las com mais precisão. Para a disciplina a pressa não é fundamental, pois a impaciência para ela é deletéria. O equilíbrio é tudo. Essa igualdade absoluta ou aproximada entre forças opostas. O homem disciplinado é equilibrado em tudo o que sente e o que faz. O desequilíbrio suscita arrependimento póstero. E esse arrependimento é atroz.

O homem disciplinado não tem tempo para apregoar a maldade do Mundo, a injustiça do Mundo, a ignorância do Mundo, muito menos para atravancar o caminho do outro. A tarefa do homem disciplinado é constante na formação do seu próprio caminho.

O homem disciplinado é livre.

Valdecir de Oliveira Anselmo

22/01/2015

Valdecir de Oliveira Anselmo
Enviado por Valdecir de Oliveira Anselmo em 22/01/2015
Código do texto: T5110721
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.