AS ETAPAS DO CONHECIMENTO

Talvez não devêssemos ser tão opiniosos e mais ponderados. Não tão aferrados em pretensas convicções e mais susceptíveis às demandas ponderativas. Há muita informação pululando em toda parte, perpassando o nosso ser e algumas até se imiscuindo em nosso pensamento, suscitando um prejuízo imprudente, pois repassamos, passamos adiante, justamente fragmentos de uma informação que ainda não assimilamos em sua integralidade. Então podemos incorrer, com nossa ingenuidade, em falácias, em falsidade. Não podemos pular etapas no concernente ao processo que conduz ao conhecimento, pois se pularmos alguma etapa podemos correr o risco de sermos acometidos pela inconveniência. E essa avilta a nossa própria dignidade. Pois quando disseminamos o que não compreendemos totalmente podemos vexar o nosso espírito quando a Verdade vier à tona com toda a sua inexorável limpidez.

É tentador pular etapas, passar da Informação para a Disseminação, sem uma análise ponderativa dessa informação. Receber e Repassar, sem Analisar.

O caminho é longo, mas necessário. E o que é cômodo, a princípio, pode causar incômodo.

Esse é o caminho que conduz à Sabedoria:

• Informação > Estudo > Aprendizagem > Assimilação > Conhecimento > Concatenação > Ilação > Ponderação > Disseminação.

Valdecir de Oliveira Anselmo

15/01/2015

Valdecir de Oliveira Anselmo
Enviado por Valdecir de Oliveira Anselmo em 15/01/2015
Reeditado em 15/01/2015
Código do texto: T5102763
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.