O PAPEL DA LITERATURA

A Literatura deve ter um papel propositivo e não apenas indagativo. Deve ter um papel preponderante no enredo humano. Não deve ser tão somente um depositário dos valores e aspirações humanas, mas um repositório de valores e um fomentador de aspirações, repondo justamente o que o olvido deixou no limbo. Com ressalva para deixar o que é de caráter social para a Sociologia, o que é de caráter filosófico para a Filosofia, o que é de caráter religioso para a Religião, o que é de caráter patológico para a Patologia, o que é de caráter mitológico para a Mitologia, o que é de caráter psicológico para a Psicologia. A Literatura deve ter uma proposta transcendente, inusitada. Deve ir além do que é notícia, para se fazer notícia. A Literatura não deve ser somente alusiva, deve ser mais enfática. Dizer o que tem que ser dito, com uma sutileza peculiar, indubitavelmente, mas sem dubiedade. Pois a Humanidade mais do que nunca precisa de sutilezas, mas não tanto de hermetismo. A Literatura deve ser efetivamente, uma das áreas do conhecimento e disseminar esse conhecimento por ela mesma produzido.

Valdecir de Oliveira Anselmo

21/12/2014

Valdecir de Oliveira Anselmo
Enviado por Valdecir de Oliveira Anselmo em 22/12/2014
Código do texto: T5077707
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.