NO PROSCÊNIO, NA PLATEIA E NOS BASTIDORES

No proscênio, na plateia e nos bastidores

Não faça ouvidos moucos quando podes ouvir muito bem, para não cair no ridículo de alguém te surpreender a escutar em surdinas.

Quem está na plateia para ouvir saberá o alcance da voz daquele que está no proscênio. Quando estiver no estrado do palco saberá impostar sua voz.

Já o estar no poscênio pode suscitar ruídos que dificultem entender o que acontece no palco. Portanto não faça ruídos nos bastidores para não confundir a plateia.

Os bastidores estão adrede dispostos de maneira que qualquer ruído pode se propalar no palco e, por conseguinte, se espraiar na plateia e aqueles que estiverem mais próximos do proscênio podem ouvir com nitidez e acuidade, pois justamente estão próximos para assimilarem melhor o que ocorre em cena. E aqueles que estão afastados ouvem, indistintamente e interpretam ao seu talento, conforme a intensidade da distorção imagética que o ruído propicia a cada susceptibilidade.

Portanto, não faça ruídos nos bastidores...

Pode até soliloquiar, num cicio, quase que num ensimesmamento, mas não extrapole em sua empolgação. Não estás sozinho no Teatro da Vida. Respeite os que estão no palco, respeite os que estão na plateia.

Valdecir de Oliveira Anselmo

18/10/2014

Valdecir de Oliveira Anselmo
Enviado por Valdecir de Oliveira Anselmo em 17/10/2014
Reeditado em 18/10/2014
Código do texto: T5002456
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.