Ensinar - Série de Mensagens Raízes

SENDO ENSINADOS POR DEUS

Hb 5.11-14

Introdução: Deus é um Pai amoroso, que deseja que seus filhos sejam semelhantes a Ele em sua conduta e caráter. Desde o momento que entregamos nossa vida a Cristo, somos inseridos na escola de Deus onde aprendemos como viver a nossa nova vida. Um problema recorrente quando aceitamos a Cristo e que nem sempre somos ensinados como deveríamos, por isso e importante termos a humildade de reconhecer que precisamos voltar ao início e aprender através da bíblia como viver a nova vida em Cristo. A palavra de Deus nos mostra os meios que Deus usa para nos ensinar e quais os resultados que Ele espera de nós nesse aprendizado.

Aprendizagem é o processo pelo qual as competências, habilidades, conhecimentos, comportamento ou valores são adquiridos ou modificados, como resultado de estudo, experiência, formação, raciocínio e observação.

Um ser humano só se torna humano se relacionando com outro ser humano. Um cachorro nasce cachorro e é cachorro mesmo sem nunca ter visto um cachorro. Um ser humano nunca aprenderá ser humano sem outro semelhante. Assim também um crente não aprende a ser crente sem outro crente. As crianças de 2 a 6 anos estão mais aptas para aprender (Vital Didonet). Fazendo uma comparação com nossa nova vida em Cristo, o melhor momento de aprender e logo após nossa decisão por Cristo, onde tomaremos o leite espiritual e depois o alimento sólido. O ensino cristão não consiste apenas em conhecimento bíblico, mas principalmente em valores verdadeiros como honestidade, fidelidade, bondade, humildade. Antes de ser ensinado por Deus preciso entender que serei confrontado sobre meus valores, caráter e escolhas. Se não há um confronto e difícil haver uma mudança genuína de mentalidade.

1 – SOU ENSINADO POR DEUS ATRAVÉS DA SUA PALAVRA.

“Quando Deus me ensina através da sua palavra Ele está limpando meu coração”. Jo 15.3

• Como filho amado de Deus devo aprender a viver a nova vida em Cristo através da Sua palavra. (Ef. 5.1).

•Só consigo evoluir nesse processo de ensino quando ponho em prática o que estou aprendendo. (Tg 1.22, Hb 5.13, 14).

•À medida que vou praticando a palavra de Deus vou me tornando mais parecido com Cristo. O Espírito Santo me ajuda nesse processo.

2 – SOU ENSINADO ATRAVÉS DA VIDA DOS MEUS IRMÃOS.

“Quando sou ensinado através de meus irmãos Deus está aperfeiçoando o meu caráter”.

•As minhas atitudes devem servir como exemplo para meus irmãos em Cristo. (Fp 4.9)

•Preciso ser paciente e perseverar até ver o caráter de Cristo formado na vida dos meus irmãos. (1 Ts 5.14)

•As pessoas não aprendem no ritmo que nós queremos, cada um tem seu ritmo

3 – SOU ENSINADO ATRAVÉS DAS DIFICULDADES QUE EU ENFRENTO NA VIDA

“Quando sou ensinado pelas dificuldades Deus está me capacitando para fortalecer meus irmãos”.

•As dificuldades que passo é para meu aprendizado e para edificar a vida das pessoas da minha igreja e comunidade. (Hb 12.7)

•As dificuldades que passo na vida forja o caráter de Cristo em mim. Preciso enxergar os problemas como oportunidades que Deus me dá de aprender sua vontade. (Jó 42.5)

•As minhas experiências são para fortalecer a vida dos meus irmãos em Cristo. Deus permite que você passe uma dificuldade para depois ajudar uma pessoa na mesma situação.

CONCLUSÃO: O plano de Deus é que cada um de nós seja semelhante a Ele. Isso é possível através do ensino que o Senhor nos proporciona em sua palavra, com a vida dos nossos irmãos e pelas dificuldades que enfrentamos na vida. Não podemos negligenciar a necessidade que temos de aprender a palavra de Deus e praticá-la para termos o caráter de Cristo formado em nós. É importante compreender que somos uma parte fundamental nesse processo de aprendizagem, onde somos agentes passivos, aprendendo, e agentes ativos, ensinando àqueles que estão começando a caminhada cristã. Não podemos esquecer também que é necessário ser pacientes e perseverantes com todos, sejam novos na fé ou não, até vermos nossos irmãos com a vida transformada por Cristo.

Francisco Michalak

O Pastor
Enviado por O Pastor em 27/08/2014
Código do texto: T4938701
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.