HIERARQUIA, DISCIPLINA E RESPEITO

Hierarquia, Disciplina e Respeito

Somente aquele que respeita a hierarquia é digno de elevar-se hierarquicamente, de forma natural, sem bajulações ou engodos, mas por mérito.

A crítica não concede atestado de probidade a ninguém. O respeito, esse sim, concede atestado de integridade. O respeito não é aquiescência a tudo o que é proposto. Isso já é submissão dócil. E podemos, às vezes, perpetrar atos indignos em nome dessa submissão. Isso se chama conivência.

Respeito é tratamento condigno dispensado, não com subserviência, mas com postura de conformidade com o grau hierárquico, não importando se somos a favor ou contra a postura daquele que engalana tal posto. O outro está lá por algum motivo. Não está lá por casualidade.

A Disciplina permeia essas ações. Um ser disciplinado sabe proceder diante de situações específicas e antes de qualquer posicionamento crítico sabe ser empático.

É sobejamente fácil criticar. A crítica pulula em toda parte. É fácil concitar à rebeldia. É fácil propalar a sublevação. Uma faísca pode atear um fogo incontrolável. E debelá-lo muitas vezes é uma tarefa ingente. E muitas vezes esse fogo abrasador e destrutivo atinge alguém digno de respeito.

Portanto, a trindade Hierarquia, Disciplina e Respeito deve ser honrada. Do contrário a desordem usurpará o posto.

Valdecir de Oliveira Anselmo

Da Série Pensamentos

Valdecir de Oliveira Anselmo
Enviado por Valdecir de Oliveira Anselmo em 22/08/2014
Código do texto: T4933089
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.