Zelar - Série de Mensagens Raízes

ZELAR

Lucas 10.25-37

Introdução:

Em João 17.12 Jesus disse: “Estando com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que me deste, e nenhum deles se perdeu...”. Nós como Corpo de Cristo, devemos ter o mesmo alvo: Não podemos perder ninguém!

As pessoas se perdem, pois não houve quem as guardasse, quem as protegesse, quem zelasse por elas. Mas, a Palavra de Deus nos ensina: “Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal”. (Romanos 12.10).

Cuidar do próximo é um ato esquecido em uma sociedade em que o egoísmo prevalece, as conversas virtuais imperam, o consumismo cresce etc. Neste contexto o amor ao próximo se enfraquece.

O Evangelho de Cristo nos convida a viver uma fé viva, cheia de amor, em que o meu cuidar pelo próximo se torna um agradável aroma ao Deus de Amor. Hoje aprenderemos a importância de zelarmos uns pelos outros, para que ninguém se perca.

1° ZELAR É APROXIMAR DAS PESSOAS RESPLANDECENDO A LUZ DE CRISTO (Fp. 2.15)

“Zelar é resplandecer a Luz de Cristo para os perdidos, rejeitados, feridos e solitários”.

Preciso me aproximar das pessoas com o olhar de compaixão e piedade sem preconceitos e acepção de pessoas (Lc. 10. 33 e Jd. 1.22-23);

Preciso me aproximar das pessoas compartilhando o amor de Cristo Jesus (Jo. 14.6);

2° ZELAR É CUIDAR DAS PESSOAS COM AMOR

“Zelar é cuidar das pessoas para que elas sejam restauradas em Jesus”.

Preciso incentivar as pessoas a crescerem espiritualmente, e ajudá-las a serem restauradas em Cristo Jesus (Lc. 10.34, Tg. 5.16, Gl. 6.1-2)

Preciso edificar as pessoas através da Palavra de Deus, aconselhamentos e orações. (Lc. 10.34, Cl. 3.16)

3° ZELAR É PAGAR O PREÇO COM DEDICAÇÃO E ALEGRIA

“Zelar é pagar o preço do discipulado até ver Cristo formado nas pessoas”.

Preciso negar as minhas vontades em beneficio do próximo. (Lc. 10.34-35 e Lc. 9.23);

Preciso continuar a discipular as pessoas até ver Cristo formado nelas (Gl. 4.19);

CONCLUSÃO:

Esta parábola nos ensina três modos de viver a vida:

Ladrão: O ladrão pensava: “O que é seu é meu”.

Sacerdote e do levita: “O que é meu é meu”.

Samaritano: “O que é meu é teu”.

As relações entre as pessoas são governadas por um desses modos de ser e viver. Jesus nos incentiva a agir como o samaritano, ao enfatizar ao perito da lei: “Vai e procede tu de igual modo”. Em nossos dias sejamos como o bom samaritano e demonstremos o nosso amor a todos.

O Pastor
Enviado por O Pastor em 15/08/2014
Código do texto: T4924104
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.