A arte de amar.

"Quem quiser ser amado que seja amável." Ars Amatoria.

Ovidio, poeta romano. Século I dc

A amabilidade não é gentileza. Ser amável é mais que ser educado e gentil. Devemos ser educados e gentis em todas as ocasiões e por todos os motivos, inclusive por amor. Ser amável é possuir a compreensão de que se deve alcançar, a cada momento, a capacidade de despertar o amor do outro. Ser amável é tornar-se digno de ser amado. Um estado de permanente vigilância que demanda a escuta atenta a fala do amado. Escutar não é apenas ouvir e não existe sem a fala. Mas o que há para escutar quando não se fala nada? As queixas dos amantes devem ser atentamente consideradas e devem ser feitas sempre que necessário! Há ex-amantes que esperam de seus ex-amados treinamento arqueológico: "você não viu os sinais?"

Escutar exige esforço de sincero entendimento. Falar exige esforço de honestidade e esclarecimento.

Ser amável é mais difícil do que ser amado. O primeiro demanda esforço permanente de quem deseja continuar sendo amado; o segundo é sempre uma dádiva, algo que nos é cedido por generosidade e pode nos ser tomado a qualquer momento. É direito de quem ama desamar!

Especialmente num tempo de sociedade de consumo como modelo das relações, há pessoas que esperam encontrar seus amores "prontos para consumo". Se não atendem as nossas expectativas como "amorosos" consumidores descartamos e vamos à próxima prateleira. Ilusão! Como ensina o poeta romano o amor é uma dança. Tudo está sempre em movimento. Todos os amados preocupados em serem amaveis ou a dança acaba e com ela a festa e a alegria