TIATIRA - A IGREJA QUE TOLERAVA O PECADO

A IGREJA DE TIATIRA

Apocalipse 2. 18-28

Introdução: Daremos seqüência ao Estudo: Cartas de uma Ilha Solitária. Na semana passada estudamos a Igreja de Pérgamo, estudamos três importâncias advertências para não perdermos a essência do cristianismo: Não ceder a pressão do mundanismo, e não ceder ao desânimo espiritual. Sendo o remédio que combate tais enfermidades é a Palavra de Deus que nos santifica e nos faz imitadores de Cristo. Hoje estudaremos a Igreja de Tiatira.

Igreja de Tiatira

Esta é a maior Carta das sete que foram escritas, e nela Jesus se apresenta como Aquele que sonda mentes e corações dos membros desta igreja, e retribuirá conforme as atitudes que eles têm tido (Ap. 2.23). Jesus se apresenta como o Onisciente, Onipresente, e Onipotente Deus.

A cidade de Tiatira é um importante centro comercial e industrial que possuía diversos sindicatos de classes. Sendo destaques na cidade a produção de lã, tintura e bronze. Inclusive em Atos 16.14 lemos a conversão de uma mulher chamada Lídia vendedora de tecido de púrpura, da cidade de Tiatira.

1° AVISO: AME A SANTIDADE

Muitos cristãos trabalhavam no comércio ou indústria local. As guildas ou sindicatos pagãos promoviam tradicionalmente festas pagãs, e muitos cristãos de Tiatira participavam de tais festejos resultando em adultério espiritual. O adultério é a união ilícita com alguém que não é o seu cônjuge. O adultério é uma infidelidade. Esta carta a Tiatira retrata o adultério espiritual dos membros da igreja. Os crentes de Tiatira se enganavam ao pensar que podiam manter a amizade com o mundo. Em Tiago 4.7 diz: “Adúlteros vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus”. Esta Carta se assemelha com um período da história da idade média, que viveu um dos maiores períodos de adultério espiritual. Muitos cristãos buscavam conciliar o mundanismo com o cristianismo. Em Constantinopla um importante lugar na idade média onde foi realizado importantes Concílios Teológicos, é marcado pelo adultério espiritual. Eram comuns os moradores de a cidade debater sobre importantes pontos teológicos e logo em seguida se ajuntarem em contendas que resultavam em mortes.

Jesus esta avisando a Igreja de Tiatira que eles deviam abandonar o adultério espiritual deve abandonar o amor ao mundo: a cobiça da carne, a cobiça dos olhos, a ostentação de bens. Pois, somente os que amam a santidade e faz a vontade do Senhor conquistará a vida eterna (1° João 2.16).

Em 1° Pedro 1.15-16 diz: “Assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: ‘Sejam santos, porque Eu Sou Santo’”. Devemos ser santos em tudo o que fizermos.

Os cristãos de Tiatira se enganaram ao pensar que podiam conciliar a vida cristã com festas pagãs. Em nome de não se tornarem fanáticos, eles se tornaram crentes carnais. Afinal, a simples presença deles nos festejos pagãos era pecado? O Senhor afirma em Ap. 2.23 que sonda mente e corações, Ele conhece nossas motivações e pretensões. E sabia que os crentes de Tiatira estavam nas festas pagãs por desejos pessoais, egoístas, e mundanos.

Os cristãos de Tiatira não queriam romper com velhas praticas e costumes que realizavam antes de conhecerem a Cristo. Eles queriam seguir a Cristo, mas sem impactar o viver diário. É impossível seguir a Cristo sem rompermos com velhos costumes, e até mesmo com amigos e parentes. Jesus disse: “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim, quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim; e quem não toma a sua cruz e não me segue não é digno de mim”. (Mateus 10.37).

Para amarmos a santidade é necessário:

Procurar mortificar-se inteiramente em todos os desejos terrenos. E ter o desejo de progredir espiritualmente todos os dias. Em Colossenses 3.5 e 9-10 lemos: “Façam morrer tudo que pertence à natureza terrena de vocês... Vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram do novo, o qual esta sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador”.

“Custoso é deixar nossos costumes, mais custoso é contrariar a própria vontade. Mas, se não vences obstáculos pequenos e leves, como triunfarás dos maiores?” (Tomás de Kempis).

Portanto, enquanto cristãos precisamos morrer para velhas práticas e viver no poder do Espírito Santo (Gl. 5.16).

2° AVISO: ROMPA COM O PECADO

Precisamos desenvolver uma tolerância zero no que diz ao pecado. Temos a tendência de tolerar pecados em nossas vidas. Não vemos o pecado da forma que Jesus vê o pecado, e por isso justificamos nossas atitudes pecaminosas. Na Carta à Igreja de Tiatira lemos uma reação do Senhor contra o pecado dentro da igreja. Jesus diz que eles se tornaram tolerantes para o pecado, mas isso trará graves conseqüências para a igreja.

A Igreja de Tiatira tornou-se tolerante para o pecado:

Jezabel (Ap. 2.20): O Senhor Jesus faz uma comparação com Jezabel, uma mulher devota a Baal nos tempos de Elias, mulher do rei Acabe, que levou a nação de Israel a abandonar ao Senhor (1° Reis 16.29-34). A mulher da Igreja de Tiatira se declarava profetiza, e ensinava falsos ensinos. Ela estava induzindo os cristãos a praticas de imoralidade sexual e a comerem alimentos sacrificados. Os cristãos de Tiatira estavam agindo como não cristãos. Suas atitudes eram mundanas e vazias de santidade.

Conseqüência do Pecado: O pastor americano Jonathan Edwards disse certa vez aos que toleravam pecados em sua congregação: “A ira de Deus é como grandes águas represadas que crescem mais e mais, aumentam de volume, até que encontram uma saída. Quanto mais tempo a correnteza for reprimida, mais rápido e forte será o seu fluxo ao ser liberada. É verdade que até agora ainda não houve um julgamento por vossas obras más. A enchente da vingança de Deus encontra-se represada. Mas, por outro lado, vossa culpa cresce e vocês acumulam mais e mais ira contra si mesmos. As águas estão subindo continuamente, fazendo sua força aumentar mais e mais. Nada, a não ser a misericórdia de Deus, detém as águas, as quais não querem continuar represadas e forçam uma saída. Se Deus retirasse sua mão das comportas, elas se abririam imediatamente e o mar impetuoso da fúria e da ira de Deus iria se precipitar com furor inconcebível, e cairia sobre vocês com poder onipotente”.

O pecado não passa impune pelo Deus Santo. Em Romanos 6.23 lemos: “O salário do pecado é a morte”. Em Apocalipse 2.21-23 o Senhor diz que deu tempo para que a mulher que se comportava como Jezabel se arrependesse, mas como não houve arrependimento. Por isso o Senhor agiria contra o pecado fazendo-a adoecer, trazendo sofrimentos e matando seus seguidores. Pensemos nisso e rompamos com o pecado!

Para rompermos com o pecado é necessário:

Não confunda melhorias espirituais com compromisso com santidade. O Senhor reconhece que a Igreja de Tiatira havia crescido e estavam fazendo mais agora do que no princípio (Ap. 2.19). Mas, a Igreja de Tiatira não amava a santidade. De nada adianta termos um raso compromisso com o Senhor.

A santidade é a obediência perseverante; não é um entusiasmo ocasional. Santidade é assunto para toda a vida.

O Senhor diz aos cristãos de Tiatira: “Conheço as suas obras, o seu amor, a sua fé, o seu serviço e a sua perseverança” (Apocalipse 2.19). As praticas eclesiásticas e disciplinas espirituais (oração, jejum, leitura e meditação bíblica, etc.), se tornam nulas se não vivermos em santidade.

Assim sendo, é necessário que todos nós experimentemos uma transformação real em vossos corações pela ação poderosa do Espírito do Senhor em vossas almas. Pois, todos vocês que não nasceram de novo, nem foram feitos novas criaturas, ressurgindo da morte do pecado. Por mais que vocês tenham modificado a conduta em muitas coisas, e sejam assíduos freqüentadores da Casa de Deus, se não romperem totalmente com o pecado permanecem nas mãos de Jesus que não tolera pecado!

CONCLUSÃO: Faça a vontade do Senhor até o fim! (Ap. 2.26). Rompa com o pecado e ame a santidade. Livre-se de tudo o que atrapalha (amizades, familiares, parentes, carreira profissional, etc.), e do pecado que te envolve (Hebreus 12.1).

Não se engane de Deus não se zomba quem semeia pecado colherá destruição (Gl. 6.7). Hoje é tempo de arrependimento: “Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo os seus pensamentos; converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar”. (Isaías 55.6-7).

O Pastor
Enviado por O Pastor em 06/03/2014
Código do texto: T4717039
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.