ser-humano.jpg





 


SER


É preciso coragem para ser; é preciso estar disposto a lidar com críticas, rejeições, tentativas de dominação por parte de outras pessoas, maledicências (se você não é como a maioria, ou como os outros acham que você deveria ser, esteja preparado para ser o assunto de todas as reuniões) e principalmente, com a solidão.

Mas com o tempo, descobre-se que esta solidão é bendita, pois ela nos permite ser como queremos. Acho imensamente melhor passar a vida inteira em minha própria companhia a viver orbitando em volta de pessoas que se acham o centro do universo, as donas da verdade, os avatares do comportamento ideal. Não servirei de massa de manobra para que outros possam se sentirem 'completos.' Jamais deixarei que me usem para fazerem a exclusão de outros, pois recuso-me a fazer parte de grupinhos de interesses.

Quanto a tomar partidos, aquele que decide ser há de tomar partido, não de quem é mais forte e influente, mas daquele que está com a verdade. O que eu mais vejo, é que as pessoas-satélites orbitam sempre em volta das 'pessoas-planetas' mais influentes, que exercem a sua suposta força através das ameaças ("Ou você está do meu lado ou está contra mim, e creia, estar contra mim não vai ser muito bom para você"), do falso brilho ("eu sei algo que você não sabe, portanto, eu sou mais 'iluminado' que você, e sem a minha 'luz brilhante', você ficará no escuro), ou da maledicência ("Eu tenho muitos amigos, e colocarei todos eles contra você se você não fizer o que eu quero). Pobre de quem cai nas garras de pessoas assim... passam a acreditar que, sem eles, não são ninguém.

Quem nos ama de verdade, são aqueles que ficam felizes quando nos veem felizes. Quem nos ama de verdade, são aqueles que nos respeitam, aceitando nosso modo de ser sem tentar nos modificar ou dominar. Acima de tudo, não nos excluem, caluniam, ou usam. E pessoas que agem de forma diferente, não valem a pena.

As pessoas que nos amam de verdade, são aquelas que nos ligam de vez em quando para conversar fiado, perguntar como estamos, rir um pouco. Querem partilhar aquilo que há de bom em suas vidas, e não nos procuram apenas quando precisam de nós. São terríveis as pessoas que se aproximam apenas para pedirnos alguma coisa, e depois que conseguem o que queriam, se afastam. Melhor não ter pessoas assim em nossas vidas.

Ana Bailune
Enviado por Ana Bailune em 20/11/2013
Reeditado em 20/11/2013
Código do texto: T4578591
Classificação de conteúdo: seguro