Do Que Deve Ser Feita a Poesia?


Para mim - e apenas para mim - a poesia é feita daquilo que eu vivo, vejo, toco, saboreio, observo, gosto, desgosto, sinto, rejeito, acolho, sonho, compreendo, não compreendo, desejo e repudio. A poesia é feita da vida, da morte, das dúvidas, dos medos, das coisas que causam indignação e das coisas que causam encanto e surpresa.

A poesia - a minha - é feita de amor, ódio, esperança, desespero, sonho, pesadelo, ironia, humor, dor, paz, raiva, indignação, sofrimento, alegria, vida e morte.

Escrevo sobre aquilo que mais procuro entender. Escrevo porque é divertido, bom, estimulante, necessário, e principalmente, eu escrevo porque eu quero. Escrevo para desabafar, abafar, aconselhar, perguntar, responder, meditar, aprender, ensinar, trocar ideias, enfim... escrevo porque eu gosto e me me deixa feliz.

Se um dia eu quiser, pararei de escrever. E enquanto isso, nada que alguém me diga ou faça, fará com que eu me cale. Cada um tem o direito de gostar ou não gostar do que eu escrevo, e as críticas destrutivas apenas me servem de inspiração. Consigo encontrar combustível para o que escrevo até mesmo no mais fétido lixo.

A minha poesia é feita da mesma matéria com a qual eu sou feita: carne, sangue e alma. E o mais importante, é que eu assino embaixo de tudo o que eu escrevo, seja bom ou ruim, e não me envergonho de uma linha sequer. 

Gostaria de deixar para reflexão alguns pensamentos que publiquei em meu blog Passagem:



"Que loucura é essa, tão inimiga dos deuses e dos homens, que destrata e profana com palavras maldosas as coisas sagradas? Se puderes, elogia o bom, senão, segue o teu caminho." - Sêneca



 

"Toda a arte começa na insatisfação física (ou na tortura) da solidão e da parcialidade." - Ezra Pound




"Podeis reconhecer um mau crítico porque ele começa por falar do poeta e não do poema." - Ezra Pound




Sobre conselhos: "As pessoas gostam muito de doar o que eles mesmos mais necessitam. É o que eu chamo de profundidade da generosidade." - Oscar Wilde




"Literatura é solidão, a mais profunda, a mais espessa e ampla solidão. Literatura é avareza, é retenção, é polução sem objeto." - Charles Kiefer






Uma gentil interação de
 ÂNGELA FARIA DE PAULA LIMA: (clique e visite a página dela!):

COMO FAZER POESIA

 Do que deve ser feita a poesia?
O que deve discorrer um bom poema?
Creio que deva haver muita alegria
Muita ilusão para compor o tema

Deve falar de amor, melancolia
Ter a paixão por meta e por lema
Falar com muito humor, com ironia
E provocar na mente um dilema...

Enfim, usar a vida e o mundo
Como paisagem e pano de fundo
Para expor a mais densa emoção

 Pois poesia é carne, sangue e alma.
Feita de agitação, da maior calma.
De tudo o que passar no coração!..


Grata, Ângela!



 
Ana Bailune
Enviado por Ana Bailune em 18/09/2013
Reeditado em 20/09/2013
Código do texto: T4487001
Classificação de conteúdo: seguro