PENSAMENTOS, FRASES E EXPRESSÕES DE EFEITO

PENSAMENTOS, FRASES E EXPRESSÕES DE EFEITO*

*PENSAMENTO - "Latu senso" - É um conjunto de processos mentais, pelos quais o ser humano pensante; mediante o contato com a realidade, toma conhecimento daquilo que é material; insere-se na sociedade, tem comportamentos chamados adequados e harmônicos de consolidação consoantemente proporcionada ao meio onde se encontra; respondendo a critérios preestabelecidos e convencionados como aceitáveis por uma maioria dominante dentro do que se estabeleceu como comportamento aceitável; dentro da normalidade dos princípios de conduta imposta a todo grupo social. Quando no campo dos sentidos, espiritualidade e sentimentos age com a mente voltada à consciência de um domínio preciso, combinando ideia, inteligência e capacidade de abstração, não se abstendo da razão.
- "Strictu senso" - Maneira com que o homem exerce sua atividade mental, intensidade ou clareza no que deixa dito; ideias a respeito do que existe no mundo factual ou representação psíquica que tenha valor afetivo; manneira de julgar ou de pensar; ponto de vista. Conjunto peculiar de idéias de alguém. Modo com que retrata o mundo que o cerca; de um partido, seita; religião; sistema, doutrina. Reflexão suscinta de um tema; breve sentença particular entendida de um texto que o fez raciocinar; máxima, aforisma, ditos notáveia ou de saber popular que contenha um apotegma. Meditação. O próprio espírito, mente, o intelecto.

*FRASE - [Do gr. phrasis, do lat. phrasis] - Dicção, elocução <> Unidade gramatical; unidade de comunicação linguística; modo de dizer, de escrever, expressão rebuscada. No campo do pensamento são extrações de estudos de frases feitas, fossilizadas. Construção de uma frase característica de uma língua, seus falares, ou de um autor. Uma citação brilhante no sentido de sintetizar uma ideia de quem fala ou escreve.

*EXPRESSÃO (DE EFEITO) - [Do lat. cláss. exprimere, fazer sair; pelo b. lat. expressio, expressionis] Ação de exprimir alguma coisa, de comunicá-la a alguém pela fala, gesto, fisionomia. Aquilo pelo qual se manifesta; manneira com se expressa pela linguagem, termo usado como recurso de linguagem falada ou escrita; influência e elegância na linguagem; maneira de se exprimir sobre algo usando uma técnica artística na linguagem; qualidade com que um artista (toda arte) se vale, para dar ênfase, força ao trabalho; estilo. Palavra frase, dito. Maneira expressiva. Que exprime bem o pensamento ou sentimento. Calorosamente.
(EFEITO) - [Do lat. effectum] - Produto, resultado de uma ação; conseqüência. Impressão que se busca produzir no espírito, na sensibilidade do leitor, do espectador, apreciador. Usar de processo artístico e engenhoso para atrair a atenção; impressionar; avivar; comover, divertir, alentar sentimentos; fazer efeito, produzir viva atenção; chamar para si os sentidos; não deixar dispersar a atenção astuciosamente. // Com efeito - loc. adv. De fato, realmente.

Ditas essas necessárias palavras introdutórias, vamos aos pensamentos às frases e às expressões de efeito.
À moda com que tenho o hábito bastante antigo, (já beirando os quarenta anos), de colecionar pensamentos e fazendo de própria lavra a sua maioria, também coleciono frases, provérbios e ditados populares e regionais.
Mais recentemente, descobri outro filão de ouro: o das expressões de efeito. Achei tão interessante a descoberta (ao iniciar colecioná-las) que julguei por bem dividi-las com os leitores.

*******************************************************


O melhor conselheiro não é aquele que sugere ou insinua que devamos copiar seu estilo seu estilo de vida ou procedimentos. Ao invés, deixa em aberto seus modelos,cujos acenos só nos são percebidos, quando aportamos naturalmente em seus pensamentos.


A força dos ensinamentos de todo líder sábio, não se origina de nenhuma fonte externa de si mesmo, mas do conhecimento de como travar a batalha iniciada pelo seu ego, fazendo-o vitorioso sobre as agressões. Sabe que o domíno de suas paixões não provém de uma casual ou mera posição filosófica, ou abordagem de semeadura altruísta. Tem a convicção que, se tomado do ímpeto de responder a agressão ou ofensa frontalmente com outra agressão, dará à luz a sua destruição, por devastar ambos os lados. Os derrotados têm suas vidas, terras, famílias e bens destruídos. Ao vitorioso a tormentosa missão de impor a "paz e sua orientação civilizatória" mantida por longo tempo, sendo o senhor, por meio do terror, da força e da tortura de intimidação e acomodação dos inssurretos.


Presentei-se com o hoje e viva para o amanhã.


Se você pulveriza vulgariza;
Se você canaliza, valoriza.


Em situações de conflito, reconhecemos que as verdades universais, tomadas como nossas próprias verdades, tornam nossas ações em uma expressão natural, frente ao significado do mundo e como ele funciona.


A coisa mais próxima de uma verdade é a soma da maioria dos acertos de uma maioria.


"Bem aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo."
Ap. 1.3.


Força é o exercício do poder presente, em quase todos os atos físicos e mentais.


Alguém um dia lhe dirá, se já não lhe disseram posso dizer agora: - Você não mudará nada como pessoa humana, a começar daquí até cinco ou seis anos, senão for pelas novas pessoas que for conhecendo e os livros que tiver lido.


A pessoa que não lê, não leva vantagem nenhuma sobre a pessoa que não sabe ler.


Bons livros trazem entretenimento e saber,
Nada substitui a cultura somada ao prazer,
Sem você sair de casa ele dará muito lazer,
Educando gerações, além de seu próprio ser!


A boa leitura dá harmonia, paz e nos faz bem.
Quando elevada e suave, nas noites já deitado,
torna-se cúmplice e amiga do corpo acomodado,
Daí...um sono manso e envolvente nos sobrevém!


Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações,
conhecida e lida por todos os homens. 2 Cor. 3:2.



DESDE O ÉDEN EVA E ADÃO
O HOMEM NÃO VIVE SÓ DE PÃO!
"NÃO SÓ DE PÃO VIVE O HOMEM",
MAS SIM, DE PÃO, DE IDEAL.
O PÃO É O VENTRE SITUADO
CENTRO DO CORPO HUMANO.
É O CENTRO DA VIDA ORGÂNICA.
O IDEAL É O PÃO ESPIRITUAL,
O PÃO ASMO INTEGRAL,
NELE NÃO DECOMPÕE DESENGANO,
RESIDE O CENTRO DA ETERNIDADE,
EM CONTRARIEDADE
AO FERMENTADO PÃO.
PARA NOSSA ETERNA-IDADE
É QUE FORA DE ORAÇÃO...
DE ALENTO AO CORAÇÃO,
NOSSO PLUS AO ESPÍRITO,
ORGÃO DA ETERNA VIDA.
PROMESSA DO PAI ETERNO:
A ETERNA SALVAÇÃO!

Já disseram que a fé e um pássaro são os mesmos!
Os pássaros - foi dito pelo Mestre -
para que os olhemos
lá no céu e notemos estas coisas:
"eles não colhem, não ceifam e nem ajuntam em celeiros. No entanto, Nosso Pai lhes dá o sustento. Qual de nós por mais preocupados que estejamos
acrecentaremos um dedo mínimo
às nossas vidas?"
Não nos inquietemos com o dia de amanhã,
hoje já temos que cuidar de nossas muitas tarefas
e do nosso grande cansaço.
O canto do pássaro como nossa oração Deus sempre estará escutando.
A fé é um canário que canta na hora que Deus escuta.

 
O Bem é para ser praticado.
o Mal é para ser evitado.
Eis uma grande religião!

Aquilo que você não entende, experimenta crer !
Para crer tem um truque que se chama fé.
Você usa a fé e busca um caminho,
sua mente. 
A psicologia
também chama de alma ou espírito.
O espírito não larga a fé sozinha,
ele a segue.
Quer dizer, a fé vem primeiro e sua mente a
persegue.
 

Os bons filhos coroam os pais.
Os bons pais dão a coroa aos filhos.


BOM É OUVIR A QUEM SABE MUITO,
MELHOR É OUVIR A QUEM TE AMA.

 
Cuida bem dos teus filhos papai,
Levanta em tua casa um altar,
Faça de teu lar um belo templo.
Saiba que tua criança vai,
Tomar a mamãe e o papai,
Com certeza como exemplo!



A velhice são os sinais evidentes do tempo a passar fora das janelas de nossa alma.


 
A idade mais antiga, tem uma coisa que é benéfica. Aumenta nossa visão sobre o mundo exterior.
Quem já andou muitas estradas já viu muitas pontes e por baixo delas muita água passar.
Mas, de tudo, o problema é o "condor": nosso corpo que se enche de dor.  Aqui é que são elas...
O problema é o corpo!



Vai-se ficando mais velho, a letra vai tremulando
Do Tempo, evidentes sinais que tudo vai passando,
Porém seus gestos refletem serena e doce calma.
Mas tudo se esvai, fora da janela de nossa alma!



O TEMPO NÃO É UM SÓ...

A macieira está com seus frutos amadurecendo...
um rio passa pelas campinas,fluído, célere correndo.
Em um galho da mesma árvore um pássaro cantando,
outro passarinho em outro canto alí perto piando.
A maçã amadurecendo na natureza de sua previsão,
O homem vê o descortínio: é seu tempo de emoção.
Diferentes tempos marcados pelo "relógio-coração"!


O Tempo é de forma simples,
a medida da vida de cada um!



Inúmeras vezes, alguns gestos que parecem covardia são os de maior dignidade. Desistir por exemplo guando na hora certa e necessária se torna um grande gesto de coragem.


Se você não tem auto-estima, não acredita em você mesmo, não perca tempo planejando coisa alguma.


Aqueles que são destituidos de imaginação, criatividade e planos, são tripulantes de um barco sem leme.


Muitos gastam o que ganham, preferindo acreditar na sorte, no que no fruto de seu trabalho.


Muitos acreditam piamente em legiões de fantasmas, e não conseguem crer no Pai, no Filho e no Espírito Santo!
O que lhes entra na mente, não consegue entrar no coração.



 
Da mema forma que para se iniciar uma ação há que existir o verbo, fundamento da movimentação, a palavra dita ou escrita reflete-se  no espelho da ação.


Como na lei da dualidade, nada será difícil, quando dividido em pequenas partes. Tudo é uma questão de dividir e multiplicar.



ANJO
Anjo que tens a pureza divina:
Que todo meu sofrimento acalma.
Etérea, me dá alento, ilumina,
Quero me assemelhar à sua alma!


 
 
A Beleza e a Vaidade, que andavam inseparadas,
Ambas foram vítimas do Tempo, nele espelhadas. 
Gêmeas: uma desvaneceu, assim tão desvairada,
Outra se perdeu também, tão assim desesperada.


REALIDADE
A realidade é sempre maior, mais surpeendente, mais complexa do que a arte. Mas se a arte, não saberíamos disso!


CENTRO
O centro é onde nada é certo.



A saudade inclui a esperança da volta.
Nostalgia é a dor da irreversibilidade.


Não raro a máscara da humildade esconde o monstro da inveja.


 
EXPRESSÕES DE EFEITO
(retidos de várias leituras)


"(...) E assim, sob chufas, chistes, chalaça e achincalhes, construiria uma reputação de sardênico e gozador. (A. desconhecido)

(...) um objetivo moderno: pôr a incisividade a serviço da sutileza.

(...) passava por uma época dismissivada...

(...) A coisa mais despertante naquela noite...

(...) Meu tio havia dado ordens para me analfabetizarem . (in a Menina que Não Sabia Ler, p. 57)

(...) embora minha criação tenha se desmundanizado...

(...) desblibliotecando pela manhã, destorrerizando* à tarde... (* "A Menina que não Sabia Ler" - ela retirava livros da biblioteca da mansão e escondia em uma das torres, à tarde ia buscá-los..)

(...) a camada de pó, testemunhando sua longa desperturbação...

(...) Era perfume de lírios (...) sua beleza feia sobre o caixão.

(...) Meti as mãos em suas folhas arainiformes...

(...) Vi os lírios florescendo (...) em sua brancura gelada no caixão da Srta Whitaker ... (A Menina Que... p. 74)

(...) Tropeei pelas tábuas nuas ...

(...) Da maneira com que entoou as palavras (...) atirando-as por cima dos ombros (...)

(...) Deixei escapar um pedaço de sorriso ...

(...) Juro pelo meu coração ...

(...) Um grande relógio, como um grande pica-pau ensandecido, picando meu tempo precioso (...)

(...) Ouvi o canto de um bacurau (...)

(...) Enxuguei uma lágrima errante (...)

(...) Você não é bonita Florência - disse uma amiga, e dentro de mim uma pomba branca agitou-se e caiu morta no chão (...) 

(...) - Ah, bem, e é, na superfície, senhora, mas raspando um pouco descobrimos que nada é o que parece. (...)

(..) Enquanto hamleteava* ( De Hamlet *)

(...) Emboscou-me um beijo nos lábios ...

(...) Isso era algo a se aproveitar (...) a oportunidade de cavar um fosso entre eles ...

(...) Talvez fosse uma armação (...) deixar-nos sozinhos e nos dar corda o suficiente para nos enforcarmos ...

(...) Ao me ver (...) corou e rapidamente levou o guardanapo à boca limpando o sorriso ...

(...) No que lhe dizia respeito, tinha-me como um pássaro no ninho batendo as asas inutilmente ...

(...) Quatro placas de madeira no lugar evidentemente imperturbadas ...

- Acho que colecionar expressões de efeito interessantes fora dos lugares comuns, assim como colecionar pensamentos ou palavras homófonas, homógrafas, sinônimas ou antônimas para nosso uso, um tesouro enriquecedor literário.
///@//RO
///. S@//TOS



PENSAMENTOS

O medo da opinião é pai do achismo e tio da leviandade.

Nem todo
Adversário
É inimigo
Nem todo
Desafeto
É adversário

Adversário
Pode virar
Desafeto

Desafeto
Pode virar
Adversário

Inimigo
Pode virar
Aprendizado

(Laerte - Cartunista da Folha Ilustrada, l5-2-2013)



A verdade no leva a todos os lugares, até mesmo para a prisão. (Adap. prov. popular)


Seja assim como as ervas dos campos verdejantes, que indiferentes aos momentos de felicidade ou tristeza dos homens, crescem sempre ondulantes à brisa dos tempos.


Quem ama sabe que junto com este sentimento vem contida uma dor lancinante. Mas sabe também que essa dor é o tributo que se paga por estar pulsantemente vivo.


O amor, não consiste em saber quem é a cabeça ou os membros, mas quem forma o conjunto do arcabouço de costelas, da direita e da esquerda, nos corpos de quem se ama.


A felicidade verdadeira não é egoísta. Não dispensa em fazer o outro feliz. Ninguém deve ser feliz para si mesmo.


As opiniões divergentes longe de merecerem o desprezo - na mão do sábio é pedra preciosa - para ele, as diferentes faces é que produzem o esplendor.


Agradeça sempre  com incessantes bençãos e louvores, a graça de ganhar a cada manhã um novo dia, como uma oferenda de Deus para um novo recomeço.


Amigo verdadeiro é aquele que nos assiste em nossas necessidades e está sempre conosco apezar de nada. Sem nada esperar em troca de sua doação.


A Eternidade é feita de esperas.


A esperança é um estado de expectativa de um bem que se deseja. É o ponto de partida da espera, que fita a Eternidade.

A esperança é a paciente espera em evolução.


A Eternidade só se consuma para aqueles que esperam.

O que é a Eternidade senão a somatória de todas as esperas.


A espera é a mãe da esperança, como a mulher que "está de esperança", por estar grávida, por estar esperando.


A esperança é a gravidez do Universo !


Para a espera há o fator tempo. O Tempo é eterno na medida que se transfere imutável e inextinguível a cada geração em que nossos pósteros se sucedem infitamente.
Não é contíguo às ocorrências do homem que são efêmeras e ele eterno. É esvaído e ao mesmo tempo inflado em sua espiral de História. Mas que é a História  de um homem individualizado, ao passar-se um milênio? Quantos "Soldados Desconhecidos"  o lastro das guerras, das mortes todas, a História em sua memória  registrou? Nem lembranças de valor estão no tempo da humanidade, probremente contida no contar de anos apenas. Cuidemos de nossos valores atuais, do presente, e descansemos, nas mãos do Grande Cuidador do Tempo e da Eternidade.



 
LIVROS

Cada livro tem sua alma e a alma de quem o escreveu, porque em suas páginas ficam impressas
as emoções do espírito que pensa.
Nele são impressas a mente dos
que deduziram as ideias.
Ele é um vetor de sinergia.
Repartidor de energia.
Que ele  - livro amigo -
sempre viva para seus bons amigos.
Os grandes autores e seus livros
jamais morrerão.



Os bons livros são como os predestinados angélicos,
têm uma divina missão.
Como o Cristo fez literatura por parábolas,
imitando a vida de seu tempo,
os bons livros tem seu tempo na vida,
formando almas pensantes
para melhor poder
entender o divino
não só na teologia mas
aonde o possa encontrar.


Bons livros imitam o divino.
Ainda que queimados
em holocauto
para que reine as trevas entre os homens,
ressucita para nos redimir
à luz do saber.
E o saber nos torna libertos
das amarras da ignorância.
Os livros dos fazem livres!


Se queres saber como pensa uma família veja se há livros dispersos pela casa!


Quantos livros, queimados nas fogueiras da Inquisição, ressurgiram dos sepulcros para nos redimir da cegueira da ignorância a que queriam nos condenar, e nos apontaram as verdades escondidas. Nos redimiram e nos apontaram novos caminhos.


Um pássaro liberto da prisão de uma gaiola, poderá vir a temer todas as grades. Mas jamais poderá ficar sem o mesmo alimento que o manteve vivo.



O jovem tudo quer e tudo pensa poder.
Não pensa em Ser só pensa em Ter.
Tudo o que vem a fazer 
Se reveste de exterioridade. 
Uma maioria, diz que é próprio da idade!
Na idade madura: meio interior, meio exterior.
 considerando as formações, 
A quase todos havendo exceções.
Na meia idade
São interiores as necessidades
Em suas qualidades.
Na velhice é: -" Se pudesse", 
Não o falar da juventude :
-"Se quisesse".
No passar da idade o corpo que é o problema,
Este que é o vero dilema !
A mente facilmente quer, mas o corpo não obedece.
Sendo lúcido assim como fala,
-Vá, se ajeite em sua sala,
Se municie de subsídios de valor
Comece a escrever um conto interessante
Empregue nele muito amor
Mais outro de conexão relevante
Com figuras de linguagem de vigor
Somados todos os contos, verás num relance
Que trabalhou com tal ardor
Que, oras bolas! Escreveste um romance!
Ponha os óculos, para a leitura da correção,
 Engraçado meu amigo do coração, 
Aos velhos, nunca dão ouvidos ao seu falar
É preciso seus romances escrever,velhos ficar, 
Os cabelos encanecer 
Muito prêmio de literatura receber.
As livrarias milhares de seus livros vender
Para que os de tua casa, os parentes
Tão assim eles somente
Te entendam, te escutem
Lendo o seus escritos, em verdade
Caiam na realidade ,
que por anos inteiros
Teu amigo só foi a pena e o tinteiro,
Em completa solidão...
Eles talvez, por emoção,
Agora ... te ouvirão!




Cada tropeço, cada queda, cada fracasso isolados, são mestres que lhe ensinam; em conjunto é uma verdadeira assessoria a lhe aconcelhar.