Renovando o Compromisso com Deus

RENOVANDO O COMPROMISSO

(Gl. 2.19-20)

Tenho ouvido muitas coisas nos últimos tempos, tais como: estratégias de crescimento de igreja, prosperidade, teologia do bem estar social, etc. Pessoas desejando uma igreja conforme suas próprias ambições e sonhos mundanos. Entretanto, qualquer movimento que não desafie as pessoas a confessar e abandonar pecados. Motive-as a conhecer e obedecer a Palavra de Deus. E as ajude a desenvolver seus dons ministeriais, não é legitimamente cristão.

Precisamos renovar nossos compromissos com Cristo, vejamos as condições e as atitudes que este compromisso tem que gerar em nós.

I.AS CONDIÇÕES DO COMPROMISSO

O apóstolo Paulo sintetizou o ideal máximo e perfeito da vida cristã: “Já não sou em quem vive, mas Cristo vive em mim”. Um dos maiores problemas da vida cristã é o nosso ego, o nosso desejo pessoal, a nossa carne. A única forma de vencer é reconhecer que já estamos crucificados com Cristo, e isto tem diversas implicações. Vejamos duas:

1.MORTO PARA O PECADO

Para que Cristo viva em mim, o meu ego, meu desejo pessoal tem que morrer. Infelizmente, muito têm vivido uma vida dupla. Tentam reconciliar os planos, pensamentos, vontades pessoais, etc. com a vida cristã. Mas, é impossível viver para Deus e ao mesmo tempo ser amigo do mundo (1° Jo. 2.15-17). Devemos, portanto, morrer para o pecado (Rm. 6.11).

Muitos cristãos têm desprezado o Espírito Santo, e vivido na prática do pecado, dando mau testemunho e escandalizando a muitos. O verdadeiro cristão tem nojo do pecado, e possuí um ardente desejo de santidade e comunhão com Deus.

Os cristãos verdadeiros confessam e abandonam pecados, o que os leva gradualmente a obedecer a Deus em tudo. Se nossas atitudes são muito diferentes das atitudes de Cristo. Precisamos verificar se realmente estamos mortos para o pecado, nos arrepender e submeter-nos a Vontade de Deus.

2.VIVO PARA DEUS

Portanto, e necessário uma entrega total. Esta entrega total implica o abandono da nossa própria vontade, nossos planos e ideais para aceitar a vontade, os planos e ideais de Deus. Além disso, é necessário entregarmos as coisas que estamos apegadas nesta vida. A entrega total é fundamental para sermos verdadeiros cristãos. Tome agora mesmo esta decisão!

II.AS ATITUDES DO COMPROMISSO

O ensino e a pratica devem caminhar juntas. É questão de ser e fazer. Portanto, o cristão deve ter ações coerentes com a sua fé. Pois, fé sem obras é morta (Tg. 2). Vejamos algumas atitudes que o compromisso com Cristo gerará em nós:

1.O Cristão tem paz com Deus

Se estivermos em paz com Deus, a oração é uma atitude normal. O cristão deve orar sempre. Jesus acordava de madrugada e ia orar em lugares solitários (Mc. 1.35), e nós devemos fazer o mesmo. É bom ressaltarmos que a oração não é repetição de palavras, nem o muito falar. Há pessoas que falam muito em suas orações, mas não tem intimidade com Deus. Portanto, devemos buscar lugares solitários para orar, não ficar usando de vãs repetições e buscar a intimidade com o Senhor através da confissão de pecados e submissão a Sua Palavra.

2.O Cristão tem paz com seus semelhantes

Devemos procurar a paz, pedindo perdão às pessoas que ofendemos, com o coração humilde e arrependido. Orando para não pecar mais. Em nossos relacionamentos, sempre enfrentamos situações difíceis, em que ora ferimos ora somos feridos, mas se não dermos lugar ao nosso egoísmo, perdoaremos, amaremos, e compreenderemos as pessoas.

3.O Cristão promove a paz entre as pessoas

O cristão deve promover a paz, e ajudar as pessoas que estão em contendas e brigas a encontrarem a paz. O aconselhamento, evangelização e a comunhão são instrumentos para trazer a paz. Tenha um caráter semelhante de Cristo, seja um pacificador.

4.O Cristão faz obras sociais

A Palavra de Deus está ensinando que não devemos ficar esperando pelo Governo, e sim tomarmos decisões de ajudar as pessoas que necessitam (Tg. 2).

PORTANTO: Faça uma entrega total: viva para Deus. Morra para o pecado. Tenha paz com Deus, com o próximo. Promova paz entre as pessoas e faça boas obras para que as pessoas glorifiquem o Nome de Cristo!

O Pastor
Enviado por O Pastor em 24/08/2013
Código do texto: T4449409
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.