Aprendendo a ser Submisso

“Eis aqui a serva do SENHOR, que se cumpra em mim segundo a Sua Vontade”. (Lucas 1.38).

Nos próximos domingos veremos com mais detalhes o que o Nosso Senhor Jesus tem a nos ensinar neste pequeno versículo escrito acima, dividimos o versículo em três partes (vontade de Deus, submissão, e servo de Cristo). Que o SENHOR JESUS fale ao seu coração!

2 - SUBMISSÃO

A submissão a DEUS é fruto de nossa obediência a Palavra de DEUS. Como cristãos precisamos praticar o ensinamento de Lucas 9.23: Disse JESUS: “Se alguém quiser seguir-me, negue a si mesmo...”.

Para seguirmos a CRISTO é necessário submissão, pois sem ela é impossível negar a nós mesmos. Isto é, negar nossa vontade, nossos sonhos, nossos sentimentos, nosso conforto, etc. Enfim, tudo aquilo que nos afasta de nosso SENHOR.

A submissão portanto, nos leva a esvaziar a nossa mente, de todo pensamento mundano, para que possamos ter a mente de CRISTO (1° Co. 2.16), em nosso viver diário. Isto é, cada pensamento movido a obediência e conformidade com a Palavra de DEUS (2° Co. 10.5). O texto de Isaías 30.15, nos ensina os passos da submissão, a saber:

A Submissão nasce no Arrependimento: Em Lucas 18.9-14 JESUS nos conta a parábola do fariseu e do publicano. E nela CRISTO nos ensina que “aquele que se humilha será exaltado”. Para vivermos a submissão é necessário reconhecer a nossa insubmissão a DEUS. Sem essa posição de humildade é impossível desenvolver a submissão. No arrependimento confessamos a nossa insubmissão, confessamos os nossos desejos pecaminosos, e a nossa desobediência a Palavra de DEUS. Portanto, arrependa-te e passe a ter uma vida submissa a JESUS CRISTO.

A submissão nos leva a descansar em CRISTO: Em Mateus 11.28-29, JESUS nos faz o convite: “Venham a Mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados... E vocês encontrarão descanso para as suas almas”. Você anda com a alma cansada e sobrecarregada? Muitas vezes, tentamos resolver os problemas diários com a nossa força e sabedoria, e ficamos cansados, sobrecarregados e frustrados, etc. Mas, o nosso DEUS deseja que encontremos esse descanso Nele. Para isso, é necessário nos submeter a DEUS, confessando a nossa incapacidade e a nossa total dependência DELE. Aprenda a descansar em CRISTO, sendo submisso em todas as áreas de sua vida.

A Submissão nos leva a quietude: Em Lucas 10.38-42, temos a história de Marta e Maria. E no versículo 41 nos exorta: “Você está preocupado com muitas coisas...”. Muitas vezes, estamos com o coração inquieto, as preocupações e o stress diário agitam a nossa alma, nos afastando da Voz do SENHOR. Entretanto, é necessário, aprender a ouvir a Voz do SENHOR. Em dias tão agitados e barulhentos, como ouvir a Voz do SENHOR? Para ouvirmos é necessário acalmar o nosso coração, e aprendermos a ouvir a DEUS. E o primeiro passo é silenciar diante de DEUS, e orar pedindo que ELE acalme o nosso coração e fale conosco. Nesses momentos de silêncio, leia e medite na Palavra de DEUS. Esteja certo, JESUS falará com você!

A Submissão nos leva a confiar em CRISTO: Em João 9-6-7 temos a história de um homem cego de nascença. E no versículo 7 diz: “O homem foi, lavou-se e voltou vendo”. JESUS deu a ordem a ele dizendo para ele ir se lavar no tanque, e ele obedeceu a Palavra de CRISTO e o milagre ocorreu na vida dele. Confiar é ser submisso a Palavra de JESUS. É impossível ter fé sem obedecer a DEUS, e é impossível obedecer sem se submeter a CRISTO. Portanto, se queremos viver milagres, temos que primeiramente aprender a ser submisso ao nosso DEUS, as demais coisas nos serão acrescentadas no tempo e conforme a vontade de nosso DEUS (Mt. 6. 33).

CONCLUSÃO: Se queremos ser servos de DEUS, precisamos praticar a submissão a DEUS. E isso fará a diferença em nossas vidas e igreja. A submissão a DEUS resulta em comunidades (igrejas) que são verdadeiramente pacientes umas com as outras, corajosamente comprometidas com o testemunho cristão, e que trabalham no Reino de DEUS sem se importar com o tempo ou custo a ser pago. Normalmente, pessoas rejeitadas, oprimidas e exploradas recebem amparo nessas igrejas. Vamos juntos nos submeter a DEUS e ser esse tipo de igreja?

O Pastor
Enviado por O Pastor em 03/06/2013
Código do texto: T4322811
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.