CHE GUEVARA PESSOAL

Há uns dois anos comprei pela Internet um livro vencedor - na ocasião - do Prêmio São Paulo de Literatura na categoria autor estreante. O livro é Método Prático da Guerrilha, de Marcelo Ferroni. Um lixo. Posso dizer que o livro é um lixo pelo fato de ser reciclável, senão lixo seria pouco sobre a qualidade da obra. Acho que Marcelo Ferroni deveria lavar a boca antes de falar o nome de Ernesto Che Guevara. Não sei o que fazer com o livro. Tenho medo de jogá-lo no lixo e alguém ler. Também não queimei porque acho doloroso queimar um livro. Entendo que há pessoas que são iconoclastas, e entendo que desmistificar é algo que dá prazer. Em boa medida eu também sou assim. Mas antes de tratar alguém como idiota ou assassino é de bom tom observar sempre o contexto histórico, com base na História social e política. Quem gosta de chamar Che de assassino não sabe o que é uma guerra. Como se espera que se vença uma guerra? Com Flores? Todos queremos a paz. Mas que tipo de paz queremos conquistar? "Paz sem voz" como diz a canção? A Revolução Cubana não poderia ser feita com um mero diálogo. É claro que quem gosta de chamar Che de assassino é mais simpático ao capitalismo neo-liberal que ao socialismo. É claro que quem gosta de chamar Che de idiota prefere ficar do lado dos burgueses. É questão de escolha. Eu sou contra a riqueza. Assim como sou contra a pobreza. Pobreza que sempre é gerada pela riqueza. Eu também gosto de ser iconoclasta às vezes. Mas sou obrigado a render homenagem a todos aqueles que fizeram algo por um mundo mais igualitário. É isso que eu espero do mundo. É isso que eu espero dos grandes homens. Não ficarei feliz em imaginar que o mundo venha a ser todo colocado nas mãos e aos pés da burguesia capitalista de forma definitiva, eternamente. Quem dera que pudéssemos hoje ter "assassinos" e "idiotas" com tamanho potencial de mobilização para o bem da humanidade, como o foram Che e Fidel na Revolução Cubana. Quando falo humanidade aqui, falo da grande maioria das pessoas do planeta, oprimidas por uma minoria que detém todos os recursos, todos os meios de produção. Viva, sim, Che Guevara!!!