O PODER DA PERSUASÃO

A persuasão é uma das mais bem sucedida arma para conseguir o que

se deseje,tanto para o BEM quanto para o MAL,vai depender da escolha

do indivíduo que tenha este "DOM" ,se é que se possa chamar isto de Dom, mas tudo bem!...

Essa ação,que ao meu ver tem índole temerária e ela já se manifestou por diversas vezes em Divagações Históricas ,que seja Modernas, Contemporâneas ou mesmo Antigas,como por exemplo: A viúva Judite, usou de ardil persuasivo para se chegar a Holofernes,rei dos assírios e conseguiu êxito, culminando com a morte do sujeito e Judite(talvez o termo verbal JUDIAR,tenha surgido de leituras a esses escritos

sagrados) simplesmente estroncou a cabeça do sujeito e enrolou o corpo acéfalo na cortina do tabernáculo do próprio. Ver Livro de Judite, na Bíblia dos Católicos(pois este livro foi um dos sete livros apóclifos

pelos os exegetas da época da coletânea antologica bíblica ).

Houve também na Bíblia Sagrada* o episódio da venda como escravo* pelos os próprios irmãos da vítima, cuja, chamava-se José, que depois passou a ser chamada(a vítima) de José do Egito. Mas , que DEUS fê-lo

prosperar grandemente na sua Vida...Inclusive, o proprio José do Egito também usou de persuasão aos seus agressores fraternais, autorizando que os seus servos colocassem pertences dele na bagagem dos tais e mandou depois chamá-los e por um momento fingiu que eles tivessem roubado do palácio tudo aquilo, mas , pouco depois disse para eles que tudo ardil e era aquele irmão deles ,o qual ,tinha sido vendido como escravo por eles aos Ismaelitas,isso é que se chama de persuasão para o BEM .

Um outro aliciamento* famoso também foi quando Jacó(depois passou a ser chamado de Israel)convenceu seu irmão Esaú a vender sua primogenitude por um prato de lentilha, ele,Jacó ficou com a benção de DEUS, essa persuasão começou má , mas , terminou no Bem.

Ainda segundo a Bíblia também, bem antes do caso de José do Egito, houve o famoso aliciamento da Serpente ao Casal no Jardim do Eden* e traduz-se que tenha sido uma verdadeira CAIXA DE PANDORA* , para a Humanidade,ou seja, por motivo do ato do casal (Adão e Eva) é que estamos sofrendo até hoje.

Existem 1001 exemplos de persuasão benígna ou malígna.

CAIXA DE PANDORA=Embora esta palavra tenha,etimologicamente, surgido na antiguidade,na mitologia, ela é de uma certa forma antagonista ao remédio para todos os males, que PANACEIA,cujo, pode até ser utópico, ,mas não é MITOLÓGICO. Que o diga os alquimistas.

CAIXA DE PANDORA= Na mitologia, era a origem de todos os males,inclusive este termo CAIXA tem outro sinônimo bastante estranho e aparentemente chulo ,que é BOCETA, alguma dúvida ?É só consultar na própria Internet e em qualquer léxico e verá.

O SEGUNDO SIGNIFICADO DA PALAVRA CAIXA(neste contexto),diz-se de um recipiente que serve para guardar fumo ou tabaco em pó,que é a mesma coisa que RAPÉ. Muito ambíguo este "Trocadilho",não?!

Tornar ou transformar alguma matéria, orgânica* ou inorgânica em pó,é a mesma coisa que pulverizar,aspergir, et cétara.

Pulverizar= Espargir líquidos tão finos que parecem poeira.

Aliciamento= O aliciamento ou persuasão, não constitui de crime,só no

caso do aliciamento for dirigido a MENORES DE IDADE(dezoito anos abaixo)pois alguém com menos de dezoito anos NÃO SABE DAS COISAS,

não é mesmo?! Embora algumas "menores" saibam exatamente os crimes que cometem, como roubo,assalto até latrocínio...E até votam ! A

partir dos dezesseis anos, a saber ,facultativamente falando.

Aliciamento é a mesma coisa também que convencimento.

Quando digo, na figura de linguagem prosopopeia, que a PERSUASÃO tenha " índole temerária" é pelo fato deste subterfúgio poder ser utilizado tanto para o bem quanto para o mal.

Orgânica*= Qualquer substância ou matéria que tenha presença de carbono em suas moléculas. Carbonio 14 ,detecta com aproximações a idade de fósseis, usado largamente pela PALEONTOLOGIA, em sítios arquiológicos,pelo mundo afora.Cuvier foi quem inaugurou !

OBRIGADO POR TODA A LEITURA E EVENTUAIS COMENTÁRIOS,POR MAIS CRÍTICOS QUE SEJAM. Nunca,por hipótese alguma exclui qualquer comentário que alguém tenha feito aos meus TEXTOS,fique bem claro !!!

luteixfil
Enviado por luteixfil em 17/04/2013
Reeditado em 17/04/2013
Código do texto: T4244606
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.