O meu, o seu, o nosso egoísmo

Confesso. Sou um grande egoísta. Não que eu tenha orgulho disso, mas também não tenho vergonha. Afinal, o egoísmo é condição humana, o altruísmo é que é a exceção à regra.

Não acho que o egoísmo seja uma coisa tão ruim assim. Acho simplesmente, que cada um corre atrás do seu. Uns se importando mais com o próximo, outros menos, mas cada um correndo atrás do seu. Estamos errados? Me parece que não.Vejo pessoas apontando o dedo para as outras, para mim, e dizendo: "Você é um egoísta.", mas acho que o que elas não percebem, é que estão na mesma situação, só não conseguem olhar para dentro de si e ver o que há de "ruim". Estão ocupadas demais olhando, cuidando dos outros.

O cara ziliardário, que doa um milhão de reais a uma instituição de caridade, é benevolente? Um benemérito da sociedade? Doar está ok, quem tem condições é ótimo que ajude. Agora, posar de filantropo com zilhoes nas contas bancárias espalhadas pelo mundo, imóveis, carros, iates, jatinhos...como ele é bondoso. Merece mesmo ser amado pelo mundo. Será que essas pessoas realmente acreditam em suas boas ações quando dormem em suas mansões, sabendo que as pessoas ajudadas por elas até podem estar melhor que antes, mas poderiam estar realmente bem, caso houvesse real distribuição de renda?

Não sou socialista. Até já flertei com suas ideias, como vocês podem ter percebido, mas sou capitalista. Se eu fosse rico, também não iria querer saber de distribuição de renda coisa nenhuma. Ia fazer como os que ainda fazem alguma coisa, só não levantaria bandeira da benevolência.

Mesmo quando há total entrega ao próximo, quem garante que estes atos não são feitos para uma satisfação pessoal? Mesmo que a pessoa ache um absurdo ouvir isso e não consiga perceber. É claro que é bom que existam pessoas assim, mas santificá-las? Não sei não. A pessoa se doa, se entrega pelo bem do próximo, mas lá no fundo, bem escondido, há a sensação de "Como eu sou bom!", "Se existissem mais pessoas como eu...". Não sou capaz de responder se existem pessoas altruístas o suficiente para de verdade, fazer o bem sem olhar a quem, e que esse "quem", não seja ela própria.

Falei sobre dinheiro, pois acho que é um assunto mais fácil de tocar, mas o egoísmo humano vai muito além disso. É pensar em si, porque se você não pensar, dificilmente alguém pensará na hora que o bicho pegar de verdade. Acho que não precisamos amar o próximo, a todos os próximos, temos apenas que respeitá-lo, respeitar o que é dele, amando apenas aqueles que realmente amamos. Fazendo com que estes últimos não se sintam sozinhos, porque com certeza há aqueles que farão isso por você. Além disso, o egoísmo nos ajuda, ajuda na busca por uma vida melhor, que é o que todos (ou quase todos, vai) buscam.

Alguns podem pensar que eu sou tão, mas tão egoísta que acho que todos são iguais a mim. Mas sinceramente? Acho que os que pensarem isso, somente não estão conseguindo olhar para si com alguma franqueza.