Um passado, mais que presente

Quantas vezes questionei o meu passado, quantas vezes o reneguei e quantas vezes tive vontade se pudesse, de apagá-lo. Até que um certo dia, já um pouco mais experiente em vida, mais precisamente na minha vida, solitário, sem nada para fazer pus-me a avaliar o meu passado. Foi quanto percebi o quanto estava sendo injusto com ele, um passado cheio de altos e baixos é verdade, mas, muito mais altos do que baixos, um passado por assim dizer, vitorioso.

Sim, muito vitorioso, venci dificuldades que mais pareciam monstros pré históricos a encurtar-me o caminho, venci o medo de perder, quando a vitória parecia inalcansável, venci invejas, quando essas pareciam que iam me tirar as forças de lutar contra o mal, venci tudo, venci até a minha ignorância de pensar que o meu passado era feio e derrotado. É por isso que hoje quando olho para trás só sinto orgulho, mas um orgulho saudável, daqueles que não machuca ninguém, muito pelo contrário até ajuda. Quando digo que o meu passado está mais presente do que nunca, é porque dele subtraio ensinamentos úteis, que repasso com alegria aos que por uma boa dica me solicita.

As vezes fico a pensar, o que seria do presente se não houvesse o passado? Não haveria e nem um futuro existiria. Por isso, hoje, dou tamanha importância a um passado, principalmente o que eu já vivi.

ChangCheng
Enviado por ChangCheng em 23/11/2012
Código do texto: T4001764
Classificação de conteúdo: seguro